Citrix compra fornecedor de sistema para virtualizar desktop
A Citrix adquiriu a RingCube, fornecedor de software para personalizar desktops dentro de infra estruturas de desktop virtual (VDI). Os termos financeiros do acordo entre as empresas não foram revelados.
O software RingCube de "tornará mais fácil para a TI dar a cada usuário um ambiente de trabalho personalizado", disse o vice-presidente da empresa de desktop e aplicações da Citrix, John Fanell. A Citrix planeja casar vendas da tecnologia RingCube com a sua oferta de VDI própria, XenDesktop.
A solução RingCube permite ao usuário escolher papéis de parede, definir sua impressora, instalar aplicativos e criar suas próprias áreas de armazenamento de dados.
Normalmente, para que um usuário personalize sua área de trabalho baseado em VDI, a organização precisa armazena uma imagem de todo o sistema operacional e de todos os dados do usuário. Com o objetivo de poupar espaço de armazenamento, muitas operações, como call centers, usam uma única cópia de um sistema operacional para todos, privando os usuários da personalização.
A Tecnologia RingCube guarda todos os dados de personalização em um arquivo separado, que pode ser emparelhado com o sistema operacional quando é solicitado. Esta abordagem pode reduzir muito a quantidade de armazenamento necessária, uma vez que as duplicadas do sistema operacional não são necessários, explicou Fanelli.
O executivo Fanelli não revelou como a tecnologia RingCube será empacotada, ou integrada, com o XenDesktop. A Citrix já vendeu mais de 7 milhões de licenças do XenDesktop, incluindo as vendas para 50 clientes com 10 mil usuários ou mais.
Com sede em Mountain View, Califórnia, A RingCube lançou seu produto de personalização do VDI em maio e já possui 20 pedidos de patente em análise disse Fanelli.