Pale Moon promete ser um Firefox melhorado e mais veloz
Programa alternativo traz para Windows as mudanças sentidas no Linux
Já fazem duas semanas desde o lançamento do Firefox 6, e não há dúvidas de que as coisas melhoraram em relação à versão anterior. A inicialização está mais rápida – principalmente quando o recurso Panorama está habilitado – assim como a abertura de páginas.
No entanto, enquanto as melhorias para usuários Linux foram notáveis, o modelo para Windows pode melhorar. Por isso, um programa alternativo, mas construído sobre o Firefox, foi desenvolvido: trata-se do Pale Moon, que funciona apenas no SO da Microsoft, e promete tornar a experiência com o navegador ainda melhor.
Windows em desvantagem
O Pale Moon é um software com pouca mudanças em relação ao browser da Mozilla. Isso é possível, pois o Firefox é open source, ou seja, qualquer usuário pode utilizar os códigos do programa para construir uma versão customizada. No caso, otimizada para o Windows.
“Ficou claro para nós que os usuários do Linux estavam em vantagem”, explica a página do programa. “A Mozilla libera versões para o SO tendo a compatibilidade como maior objetivo. Assim, a eficiência e a velocidade são sacrificadas, já mesmo processadores muito antigos (como o primeiro Pentium, de 1993) precisam ser suportados”.
Tendo isso em mente, a equipe desenvolveu um navegador muito semelhante ao Firefox, mas bem mais rápido. “Ele não desperdiçará recursos e energia do computador, ao mesmo tempo que funcionará em um grande número de sistemas, aqueles que continuam por aí”.
O cronograma do projeto segue o da Mozilla. Assim, a versão atual é a 6.0, tal qual o browser original.
Estabilidade
O Pale Moon, dessa forma, melhora o desempenho do Firefox ao adaptá-lo aos processadores modernos. Isso, em parte, também é obtido a partir da desativação de algumas funções que não interferem na navegação, como recursos de acessibilidade e controle de pais.
Como resultado, temos um browser mais estável, rápido, e que consome menos memória. Segundo o portal BetaNews, a versão alterada é até 10% mais veloz que o software da Mozilla, Além disso, grande parte dos complementos funciona sem problemas, e há inclusive uma ferramenta para ajudar na migração, transferindo opções de configuração, favoritos e temas.
Enfim, se você for um usuário Windows e não estiver satisfeito com a performance do Firefox, o Pale Moon 6.0 prece uma alternativa muito interessante. Ele vem em inglês, mas há um pacote para adaptar sua interface ao português.