Windows 8 para tablets não terá Flash Player

Dessa forma, a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen segue os passos da Apple

qui, 15/09/2011 - 19:30
Microsoft/Reprodução Interface "Metro" do Windows 8, desenvolvida especialmente para tablets Microsoft/Reprodução

Após liberar para desenvolvedores a primeira versão beta do Windows 8, a Microsoft divulgou que o Internet Explorer 10 para a interface "Metro", desenvolvida especialmente para tablets e computadores com telas sensíveis ao toque, não contará com plugins. Dessa forma, a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen segue os passos da Apple e abandona o Flash Player.

Contudo, na versão para desktops, o IE continuará com suporte total aos plugins mais usados na navegação. A explicação da Microsoft para a mudança, bastante contraditória, é de que a experiência de navegação com os plugins na nova interface não é a mais adequada, afirmando que apenas o suporte nativo do navegador à HTML5 seja suficiente para o usuário. O comunicado também garante que uma navegação livre de plugins aumenta a autonomia e vida útil da bateria, assim com a segurança, a confiabilidade e a privacidade dos usuários.

Em uma pesquisa feita pela empresa, analisando mais de 97 mil sites relevantes ao redor do mundo, a conclusão foi que de 62% das páginas que usam Flash também oferecem alternativa em HTML5 para seus visitantes. Além disso, apenas 2% dos sites examinados usam outros plugins, um número considerado irrelevante.

Parece que apenas o Google, que oferece o Flash nativamente no seu navegador Google Chrome e no sistema operacional móvel Android, ainda investe no plugin da Adobe.

COMENTÁRIOS dos leitores