Tumblr recebe investimentos de US$ 85 milhões

Plataforma de blogs ultrapassou 10 bilhões de publicações há apenas duas semanas

idgnowpor Nowdigital qui, 29/09/2011 - 17:35
Flickr (cc) Techcrunch David Karp, jovem fundador do Tumblr, durante o evento TechCrunch Disrupt, em maio Flickr (cc) Techcrunch

A plataforma de blogs Tumblr está em franco crescimento e anunciou que fechou uma rodada de investimento que atraiu novas capitalizações de risco e trouxe US$ 85 milhões para a empresa. A rodada de investimento foi liderada pela empresa de capital de risco focada em start-ups Greylock Parterns, e pela Insight Venture Parterns, focada em software e internet.

O Tumblr permite que qualquer internauta crie um microblog para compartilhar conteúdos, incluindo multimídia, seja a partir de um navegador, e-mail ou smartphone.

Um dos principais recursos da plataforma é o “reblogging”, o que permite que os usuários compartilhem postagens rapidamente, algo parecido com os retweets do Twitter, mas sem limite de caracteres. O serviço é constantemente comparado com o WordPress, que oferece uma plataforma gratuita para criação de blogs e um software CMS para instalar em servidores.

"Só este ano, nós crescemos de 2 bilhões para 13 bilhões de visualizações de páginas por mês, com uma adoção internacional enorme. Os pageviews em dispositivos móveis aumentaram 17 vezes durante esse período. E os 30 milhões de blogs no Tumblr agora geram mais de 40 milhões de postagens por dia, ultrapassando a marca de 10 bilhões do total de publicações há apenas duas semanas”, afirmou o fundador do Tumblr, o jovem americano David Karp.

Ele acrescentou que o Tumblr, que funciona em um escritório sediado em Nova York, bem longe do Vale do Silício,  usará o investimento adicional para continuar a escalar a plataforma de blogs e focar no desenvolvimento de seus serviços.

Em comparação, o WordPress é a plataforma de mais de 59 milhões de blogs em todo o mundo, entre os quais cerca da metade estão hospedados no domínio da empresa — wordpress.com. Mais de 299 milhões as pessoas visitam mais de 2,5 milhões de páginas a cada mês, de acordo com as de estatísticas da companhia.

COMENTÁRIOS dos leitores