KDE completa 15 anos
Interface criada para ser simples e intuitiva ainda é uma das mais populares
O KDE, criado para ser um ambiente de trabalho simples para sistemas baseados em UNIX e voltado ao usuário final, completou 15 anos nesta sexta-feira (14).
A sigla significa K Desktop Environment — originalmente chamada Kool Desktop Environment. O projeto nasceu a partir de uma lista de discussão iniciada pelo engenheiro de software alemão Matthias Ettrich, em 1996, pedindo sugestões e convocando colaboradores para criar uma interface gráfica simples e que utilizasse a biblioteca gráfica Qt.
Uma de suas queixas sobre as aplicações de desktop da época era que sua namorada não conseguia usá-las, por não serem muito amigáveis.
O lançamento, no entanto, só acontece em 12 de julho de 1998, mas a data da postagem da mensagem é considerada o marco inicial.
Em pouco tempo, o KDE se tornou a GUI mais completa e estável disponível, tornando-se o ambiente padrão para a várias distribuições até o começo da década de 2000, quando outros ambientes gráficos ficaram mais populares, como o GNOME — usado no Ubuntu e Fedora, por exemplo, mas distribuições Linux mais usadas.
Atualmente, Ettrich trabalha para a Nokia no desenvolvimento de interface de usuário do Qt e no ambiente de desenvolvimento integrado do framework. Ele também é conhecido pelo desenvolvimento do aplicativo de edição de texto em código aberto LyX, muito popular entre autores técnicos e cientistas, devido aos seus avançados modos matemáticos.
KDE Plasma 4.7, lançado no final de julho
O KDE encontra-se atualmente na versão 4.7.2 e conta com mais de 1800 colaboradores no alto escalão de desenvolvimento, que diariamente atualizam a ferramenta utilizada por milhões de usuários de várias distribuições Linux.