Google avança contra a fragmentação do Android
Uma pequena mudança relacionada ao visual dos aplicativos para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich pode ajudar o Google a lutar contra a fragmentação do Android. A partir da nova versão, o suporte para o tema “Holo” será obrigatório para os telefones e tablets que possuem a loja Android Market instalada.
O Holo é o tema padrão do Android, conhecido por seus ângulos afiados, linhas finas e coloração azulada. Desenvolvedores de terceiros agora podem criar apps e widgets usando a estética padrão do Android, sabendo que é assim que eles ficarão em todo aparelho importante com o Ice Cream Sandwich que possua o Android Market.
Para deixar claro: isso não significa a morte das customizações de interface de usuário das fabricantes de telefones, como a Sense, da HTC, ou a TouchWiz, da Samsung. Longe disso, já que a Google também está facilitando para os desenvolvedores essas interfaces personalizadas, com um pedaço de código que se adapta a qualquer tema que o aparelho estiver usando por padrão.
Essencialmente, os desenvolvedores de aplicativos poderão decidir se os seus apps parecerão mais com o visual padrão do Android 4.0 ou com a interface customizada da fabricante do aparelho. É essa opção que poderia melhorar a situação deplorável de atualização de software para os telefones e tablets Android. Se mais desenvolvedores mudarem seus apps para que fiquem mais parecidos com o visual padrão do Android, ao invés de alguma interface de usuário customizada – e por que não fariam isso? –, as fabricantes de aparelhos não precisarão se preocupar tanto sobre como os apps de terceiros ficarão quando seus aparelhos forem atualizados. O resultado, esperamos, será a entrega mais rápida de updates futuros do Android.
Ainda assim, um post do engenheiro de Android, Adam Powell, anunciando mudanças, ilustra a dificuldade que a Google enfrenta para lutar contra a fragmentação do sistema. Como nesse caso, a Google pode usar o acesso ao Android Market como uma forma de barganha com as fabricantes de aparelhos e operadoras, mas a gigante de buscas também precisa manter essas empresas felizes ao permitir que elas “brinquem” com a experiência padrão do Android. Como já vimos com smartphones Android que usam o Bing (da Microsoft) em vez da ferramenta de busca da Google, as fabricantes e as operadoras já têm conseguido algumas regalias.
Mas mesmo esses passos de bebê específicos são melhores do que as promessas vagas que a Google havia feito anteriormente de reduzir a fragmentação no sistema. Esperamos que o próximo update do Android chegue um pouco mais rápido aos aparelhos Ice Cream Sandwich graças ao suporte obrigatório para a Holo.