Canonical apresenta Ubuntu TV, na CES

Protótipo de Smart TV roda versão customizada do sistema Ubuntu, baseado em Linux

seg, 09/01/2012 - 22:56
Canonical/Reprodução

A Canonical, desenvolvedora do sistema operacional Ubuntu, baseado no kernel do Linux, apresentou a Ubuntu TV durante a CES 2012, evento que acontece esta semana, em Las Vegas (EUA).

Segundo Jane Silver, CEO da Canonical, a empresa espera disponibilizar, até o final deste ano, modelos de Smart TVs rodando o Ubuntu TV, mas revelou que ainda não pode comentar sobre possíveis acordos fechados com fabricantes, para começar a produção. "Nós vemos uma grande demanda para um player neutro", disse Silver, lembrando os principais concorrentes do mercado: Google e Apple.

A estratégia da Canonical para entrar na competição e ganhar mercado seria oferecer o sistema gratuitamente — assim como é feito com a Google TV — e basear seus lucros na venda de conteúdo através de uma loja própria e parceiras, como a Amazon.com — modelo de negócio já explorado pelos rivais, como a Apple, na iTunes Store. Mercados como Estados Unidos e China seriam os primeiros a receber os aparelhos, mas a expansão para outros países aconteceria logo em seguida — o Brasil poderia ser um deles, já que a empresa vem investindo constantemente em sua presença comercial no país.

No entanto, nada foi dito sobre a possibilidade do software — que lembra muito a interface Unity, padrão do Ubuntu desde a versão 11.04 — ser baixado e instalado pelos usuários em outros dispositivos, como media centers.

COMENTÁRIOS dos leitores