Nvidia promete smartphones quad-core ainda em 2012

“Esse é o ano do quad-core”, defende Mike Rayfield, executivo da empresa

idgnowpor Belenos Govannon sab, 14/01/2012 - 12:32
Nvidia/Divulgação

Os smartphones com quatro núcleos podem não ter recebido o devido destaque durante a CES 2012, que aconteceu esta semana, em Las Vegas (EUA), mas os dispositivos chegarão ao mercado dentro de poucos meses, segundo a Nvidia.

A Fujitsu foi a única fabricante a apresentar um celular com tal configuração: um Tegra 3, desenvolvido pela própria Nvidia. Segundo Mike Rayfield, diretor da mobilidade da empresa, a CES não é o evento ideal para o lançamento de smartphones, pois as atenções estão voltadas para tablets e notebooks.

O executivo ressalta que muitos modelos estão sendo desenvolvidos, e que alguns deles serão revelados na Mobile World Congress — principal feira de mobilidade do ano — no próximo mês que vem, em Barcelona. Eles também deverão ter o Tegra 3, chip com processadores baseados na plataforma ARM, que já foi adotado por fabricantes como Asus e Lenovo, em seus tablets. “Esse é o ano do quad-core”, defendeu. A Nvidia tem mais produtos sendo desenvolvidos com essa configuração do que com a antiga, o Tegra 2, com dois núcleos, destaca Rayfield.

Para David Kanter, analista da Real World Technologies, os smartphones atuais, com chip dual core, oferecem desempenho e autonomia de bateria adequados. Quatro núcleos seriam recomendados para tablets, pois em celulares haveria dificuldade na adaptação, pois o consumo de energia teria de ser reduzido. Ele cita como exemplo o Eee Pad Transformer Prime, da Asus, cuja autonomia de bateria impressiona. Para que o mesmo feito fosse obtido em smartphones, seria preciso adotar configurações especiais para a economia de energia, mas isso acarretaria em perda de desempenho.

Ainda assim, uma geração de celulares quad-core deve chegar, no máximo, até o fim do ano. Kanter ressalta, porém, que a Nvidia é a única companhia cujo foco é a produção desse tipo de componente.

COMENTÁRIOS dos leitores