Empresa de software lança rede social de Feira de Santana

O site de relacionamentos carrega em si referências explícitas ao Facebook

por Alane Reis qua, 28/03/2012 - 11:06
Reprodução/Internet

Se Mark Zuckerber pôde lançar o Facebook, em 2002, e o Google pôde apresentar o Orkut, em 2004, a comunidade de Feira de Santana não perde em nada para eles e trouxe mais uma criação para o mundo das redes sociais: o Feirabook. Como o próprio nome sugere, o site de relacionamentos, desenvolvido pela empresa local 3it Systems, carrega em si referências explícitas ao Facebook, mas é nas particularidades e no vínculo da comunidade feirense que a rede tem causado furor na cidade.



Segundo jornais locais, o Zuckerberg de Feira (idealizador do site), ninguém sabe quem é. Sabe-se que é jovem e formado em sistema de informação pela Unisa (Universidade Santo Amaro - SP), mas nunca dá entrevistas ou fala em nome da empresa.



Desde o dia que nasceu, em 6 de março de 2012, o Feirabook obteve mais de 3.600 visualizações, e mais 300 contas abertas. O número é pequeno se comparado aos mais de 800 milhões do Facebook, mas passa longe de ser irrelevante, para uma rede social criada há 22 dias, voltada para uma cidade de aproximadamente 700 mil habitantes.



Para se tornar usuário do site, o procedimento é similar ao das outras redes: e-mail, senha, dados pessoais, enfim, um cadastro básico. Quem não reside na Princesa do Sertão também pode participar. A idéia é que a rede funcione pelo mundo virtual afora conectando usuários que possuam qualquer vínculo e/ou interesse com o município.



Uma das diferenças mais visíveis, depois de criado o perfil, é a Timeline. No lugar das informações exclusivas dos amigos/contatos adicionados, aparecem as atualizações de todos os participantes das redes: álbuns, fotos, comentários, o famoso “curtir” e “compartilhar”. Se o usuário quiser mais privacidade (a política de privacidade é, inclusive, livremente baseada na do Facebook), o usuário precisa configurar a página pessoal.



Outra diferença é a parte dos classificados. Qualquer feirense pode expor seus produtos, adquirir outros e vender serviços sem cobrança. O usuário também pode fazer o upload direto das músicas que costuma ouvir para a página pessoal, deixá-la armazenada e acessível. A rede  é integrada ao Facebook, possibilitando ao usuário que já possua uma conta Face, se conectar diretamente nas duas redes.



É possível também votar nos perfis considerados “mais influentes”, o que gera uma visibilidade extra ao internauta, e também criar os famosos grupos/comunidades. A mais comentada, até o momento, é a Nerds e Geeks FSA, com oito membros, destinada aos jovens feirenses com “mais 20 anos que ainda moram com a mãe, são loucos por videogames, desenhos animados, e tecnologia”.



Feira de Santana: Situada a 107 km da capital baiana, o município de Feira de Santana, conhecida como A Princesinha do Sertão, é a segunda maior cidade do estado, e maior cidade do interior nordestino, em população.

COMENTÁRIOS dos leitores