HP afia estratégia com cloud e consumerização

computerworldpor Nowdigital seg, 14/05/2012 - 10:48

Criar uma nuvem em poucas horas. Essa é a proposta do Virtual Application Networks, novidade da HP apresentada nesta semana pela empresa, em parceria com a F5 Networks. A tecnologia, fruto da integração da HP Virtual Application Networks e da F5 ADN, permitirá que desenvolvedores eliminem dias e até meses, como é no cenário atual, para estruturar uma cloud.

“O conceito é simplificar, automatizar e programar redes de comunicação para fornecer suporte mais efetivo para os negócios”, sintetiza Antonio Mariano, diretor de soluções de arquitetura e rede da HP Networking. De acordo com ele, a HP tem trabalhado para entregar ao mercado soluções pré-integradas, abertas, e testadas para empresas que querem migrar para a nuvem, mas enfrentam o desafio de integrar e customizar o ambiente.

Ele explica que fases de criação de nuvem são puladas, reduzindo o tempo na gestão do ambiente e diminuindo erros causados pela inserção manual de informações no processo. “A resposta às demandas de negócios é muito mais rápida. A solução também é aliada importante da produtividade”, completa.

Mariano indica que a tecnologia da HP fornece uma visão completa e virtualizada da rede, permitindo transformar redes físicas em virtuais. A companhia realizou testes na implementação do Microsoft Exchange 2010 para virtualização de serviços e recuperação de desastres e identificou que o Virtual Application Networks aumentou a eficiência do administrador em até 33%, ampliou em 60% a densidade de máquinas virtuais e acelerou a performance das aplicações em até três vezes em servidores virtualizados.

BYOD em alta



O mar dos conectados promete transformar as empresas. Até 2020, 50 bilhões de dispositivos serão ligados a redes sem fio das companhias, de acordo com relatório da Ericsson. Para lidar com os desafios o fenômeno do BYOD, a HP lançará, em junho, uma solução de gerenciamento de dispositivos pessoais no ambiente corporativo.

Segundo o executivo, a plataforma, batizada de HP Intelligent Managment Center (IMC) e desenvolvida também em parceria com a F5 Networks, simplifica a integração, o provisionamento e o monitoramento de dispositivos dos funcionários em redes com ou sem fio com segurança.

“A tecnologia vai verificar, automaticamente, se o dispositivo conectado a infraestrutura da empresa está em linha com as normas de segurança estabelecidas e deverá monitorar o uso dos devices”, afirma Mariano. “É uma solução poderosa, que permite visão completa do ambiente em um painel único de gerenciamento”, acrescenta.

Todas essas movimentações na divisão de Enterprise, prossegue, visam estruturar a empresa de Cupertino para entender de forma ágil a nova realidade do mercado corporativo. “Por isso estamos investindo em alianças, aquisições e reestruturações”, diz.

Embora não revele números, Marino afirma a companhia espera crescer acima da média de mercado no setor de cloud e consumerização no Brasil. “Temos um time de consultores e de vendas preparado para atender as demandas e esclarecer dúvidas”, garante.

Para facilitar o acesso às novas tecnologias, o executivo diz que os negócios interessados podem contar com o aporte financeiro do HP Financial Services. “Usamos nosso fluxo de caixa para que empresas consigam se transformar. Elas poderão terão a vantagem de contar com uma taxa de juros menor", aponta.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores