Fabricantes terão que pagar para usar Windows em tablets
Empresa cobra essa taxa para fabricantes que queiram usar a plataforma Windows RT em tablets
O Windows RT, uma versão do Windows 8 que é a aposta da Microsoft para conquistar espaço no mercado de tablets, porém um problema nesse processo é conseguir apoio dos fabricantes. Tudo porque a empresa cobra uma taxa que vai de US$ 80 a U$95 para o uso do sistema nesse tipo de gadgets.
Na semana passada durante a Computex, feira de tecnologia que acontece em Taiwan, fabricantes de tablets afirmaram que a Microsoft realmente fez a cobrança para permitir o Windows RT nos eletrônicos.
A empresa corre o risco de afastar possíveis parceiros para o sistema da embreza ao cobrar essa taxa. Nesse segmento de mercado, há dois adversários fortes e mais antigos no mercado do que a empresa: A Apple com o iPad e o Android, a principal ameaça ao sucesso do Windows RT.
O sistema Android, criado pelo Google, é gratuito e pode ser usado pelas empresas interessadas sem que elas precisem desembolsar nenhum centavo. O que é uma grande vantagem frente a Microsoft.
Até o momento, a adoção do Windows RT pelas fabricantes tem sido baixa. Durante a Computex 2012, apenas a Asus tinha aderido ao sistema, com produtos que seriam lançados no fim do ano. O restante das empresas só tinham apresentado protótipos.
O comportamento do consumidor frente a chegada desse novo sistema ao mercado é o termômetro para que outras empresas possam se interessar em adquirí-los e se disponibilizarem a pagar essa taxa.