ICQ atualiza app com foco nas redes sociais
Aplicativo para plataforma iOS já é o mais baixado na loja da Apple. Aplicação ganhou novos recursos para Facebook e Twitter
O serviço de mensagens instantâneas ICQ, que ficou famoso no fim dos anos 1990 com o marca registrada - o som “uh-oh” - ao receber as mensagens, anunciou uma nova versão do serviço esta semana, e liberou updates para as plataformas da Apple e Google, apresentando novas funcionalidades do programa.
Nessa nova versão (que alcançou o posto de mais baixada na loja de aplicativos da Apple), o app chegou com opções para customizar a janela de bate-papo e escolher as fotos recebidas pelos contatos como papel parede, além de apresentar um novo widget (apenas na versão para Android), que possibilita acessar conversas recentes, alterar status e enviá-los para o Facebook ou Twitter.
No ICQ Messenger, o usuário pode enviar não só mensagens de texto, mas também fotos e vídeos, além de integrar listas de amigos de redes sociais como Facebook, Twitter, Google Talk, entre outros, para que recebam o conteúdo compartilhado por esses sites. O app possui uma seção chamada Feed, que permite ao usuário visualizar atualizações de status dos amigos em outras redes sociais, além de opções para compartilhamento da localização, indicação de mensagem entregue, entre outras opções.
Ao adicionar uma de suas redes sociais (como o Facebook, por exemplo), o ICQ passa a exibir também os alertas de bate-papo destes. Sendo assim, caso você tenha o aplicativo Messenger do Facebook, por exemplo, são exibidos dois avisos para cada mensagem recebida, o que pode irritar alguns usuários.
Lançado em 1996, exclusivamente para computadores, o ICQ chegou a alcançar mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo, mas acabou perdendo a popularidade para outros aplicativos como o MSN (atual Microsoft Messenger).O ICQ Messenger é gratuito e está disponível para download no Google Play ou App Store. Para começar a utilizar o serviço, é necessário fazer uma autenticação a partir do número de celular do usuário, similar ao processo usado pelo WhatsApp.
Veja o vídeo abaixo que exibe uma demonstração de como o app funciona em celulares Android: