Twitter culpa bug pela queda do serviço na quinta (21)

Engenheiro do serviço afirma que queda no site foi causada por bug em cascata e não por um ataque hacker

por Carlos S Silvio sex, 22/06/2012 - 17:04
Flickr (cc) eldh Twitter afirma que queda no site foi causada por um bug Flickr (cc) eldh

Um executivo da rede de microblogs Twitter se pronunciou ontem à noite para explicar a queda que deixou o site fora do ar nesta quinta-feira (21).

Em um post no blog do site, o vice-presidente de engenharia do Twitter, Mazen Rawashdeh, afirmou que os engenheiros do site encontraram um bug em cascata em um dos componentes de infraestrutura do serviço. Isso significa que o problema não afetou um elemento em particular do software, mas atingiu todo sistema do site em "efeito cascata", afirma. “Isso não aconteceu por causa de um hack, do nosso novo escritório, a Euro 2012, ou GIFs de avatar, como foi especulado hoje (21)”, afirmou Rawashdeh.

“Uma das características de um bug desse tipo é que ele pode ter um impacto significativo em todos os usuários, no mundo todo, que foi o caso hoje. Assim que descobrimos isso, tomamos medidas corretivas, que incluíram voltar para uma versão anterior estável do Twitter”, confirmou.

Afirmações de um grupo hacker que se disseram responsáveis pela queda do site foram negadas pela companhia. Depois do problema na infraestrutura do site ser resolvido, alguns sites de notícia receberam um e-mail de uma pessoa afirmando ser membro do grupo UGNzi, alegando autoria do suposto ataque ao Twitter. Segundo a mensagem, o site foi derrubado por meio de ataques de negação de serviço, excedendo os limites do servidor do site.

COMENTÁRIOS dos leitores