Saiba o que pode ser apresentado na Google I/O

Conferência Google I/O acontece entre os dias 27 e 29 de junho, em São Francisco

por Carlos S Silvio qua, 27/06/2012 - 09:20
Divulgação O evento que trará as novidades da marça começa hoje (27) e segue até a sexta-feira Divulgação

Como é de praxe frente à grandes eventos de empresas de tecnologia, sempre há especulações de quais serão as novidades apresentadas por elas. Junho foi um mês especialmente movimentado nesse quesito, tivemos a WWDC (Conferência de Desenvolvedores da Apple), o lançamento do Surface pela Microsoft e agora chegou a vez do Google e suas novidades para o futuro de seus produtos. 

Confira o que deve ser apresentado no I/O:

> Android 4.1 (Jelly Bean): Há alguns dias surgiu na descrição de um Galaxy Nexus no Google Play Store, que o aparelho seria o primeiro smartphone a usufruir da nova versão do Android 4.1, chamada Jelly Bean. Porém falta confirmações oficiais.

Entre o que pode aparecer com esse incremento da Ice Cream Sandwich, há relatos de melhor duração de bateria, melhor barra de busca e o Chrome como navegador padrão. Há a expectativa de que ele apareça em dispositivos Android no fim do ano.

> Assistente de voz (Google Assistant): A Apple foi pioneira no lançamento do assistente de voz para dispositivos móveis com o Siri. A Samsung correu atrás do tempo perdido e lançou o SVoice, serviço inicialmente disponível para o Galaxy SIII. Existem rumores que  o serviço de voz do Google irá unir serviços como a pesquisa, o sistema de reconhecimento de voz e a ótimo integração entre seus serviços. Ainda existem informações de que será usado um algoritmo desenvolvido recentemente pelo Google, o Knowledge Graph, gráfico do conhecimento que será capaz de discernir com maior facilidade e objetividade o que o utilizador quer realmente saber.

Também se espera que o sistema TTS (text-to-speech, texto para voz) também seja melhorado. O Google fez uma aquisição nesse sentido ao comprar a Phonetic Arts, que promete se assemelhar a voz humana.

> Google Games (Unificação de jogos): Com a aplicação Native Client, tudo indica que haverá a unificação de jogos disponíveis na rede social Google Plus, Android e no browser, que atualmente são bem segmentados. Com essa nova tecnologia implementada, a portabilidade de jogos e outras aplicações para plataforma Google serão facilitadas. Além disso pode haver uma integração para que o serviço de games do Google se torne algo parecido com o Xbox Live, porém com o foco no Chrome, Google Plus e Android.

> Project Glass:  Há poucos meses atrás surgiu um vídeo com a demosntração da utilização do projeto de óculos de realidade aumentada  criado pelo Google. Segundo a empresa no anúncio do produto, uma forma de “ajudar você a compartilhar e explorar o mundo”. Há a previsão de chegada ao mercado no próximo ano.

> Tablet Nexus: Há muito tempo ocorre o boato e recentemente até fotos do tablet que o Google estaria produzindo junto a Asus. Esse é o rumor mais forte que cerca o evento do Google. Há informações de que terá tela de 7´e resolução 1280×800 píxeis, 1 GB de RAM e versões de 8GB e 16 GB de armazenamento interno. Com câmera frontal de 1.2 MP (sem informações de câmera traseira) e autonomia para 9 horas de utilização contínua.

O sistema operacional seria o novo Android Jelly Bean, e como a proposta da empresa na criação do Gadgets é ter um preço extremamente convidativo, o tablet irá custar $199 para a versão de 8GB e $249 para a versão de 16GB. Ótimos preços em comparação aos modelos atuais. Tudo informação não-oficial.

> Nexus produzidos pelo Google:  As modificações que as empresas fabricantes de celulares fazem no Android é motivo de descontentamento dos consumidores há muito tempo. Outro grande problema envolvendo o Android é o tempo existente para que cada fabricante disponibilize uma atualização para um dispositivo, o usuário fica sem saber quando (e se) terá a nova versão do sistema operacional em seu gadget. O Google garantiu no ano passado, um período mínimo de atualização de 18 meses e agoram surgem indícios de que estará pronto para venda um conjunto de cinco aparelhos rodando Android "puro".

Possivelmente o Google deve trabalhar em parceria com 5 fabricantes em simultâneo para criar a família Nexus. O ponto de venda desses aparelhos seriam a Google Play, loja virtual do Google, que só está disponível no território americano. No entando, circulam rumores de que será anunciada a possibilidade de venda para território europeu e asiático, diretamente de loja oficial do Google.

> Sistema de Entretenimento:  O Google estaria fabricanto um gadget que permite streaming de música (e quem sabe vídeos) em casa, tendo o smartphone como controle. Esse gadget seria o primeiro da divisão Android@Home do Google, anunciada no I/O de 2011, mas que ainda não lançou nenhum produto.

> Android@Home: Esse sistema operativa para a casa possui um protocolo sem fios, que ligado ao sistema apropriado poderá controlar remotamente dispositivos elétricos, como lâmpadas, termostado, alarmes ea té máquinas de lavar roupa. Tudo controlado a partir de uma aplicação para Android. O sistema teve seu start ano passado, mas depois da apresentação não houve mais nenhuma atualização da empresa em relação ao sistema.

> Google TV:  Melhorias na Google TV, que receberia uma grande atualização, e pode ter no I/O sua plataforma de lançamento. Novos conteúdos, mais fabricantes no projetos e uma nova interface podem ser as principais novidades referente ao serviço do Google.

> Google Wallet: O Google Wallet, sistema de pagamentos digitais por NFC (Near Field Communication, que trabalha com a proximidade de dois dispositivos eletrônicos compatíveis), foi anunciado ano passado e por enquanto não vingou. A possibilidade é que o Google esteja ampliando o serviço e deva trocar a dependência do NFC pela utilização de pagamento baseado na nuvem. Falando nisso, o Google Cloud poderia passar por um processo de popularização, com uma preparação de uma plataforma de serviços na nuvem. O atual serviço é voltado para desenvolvedores.

> Google Maps para iOS: Na última WWDC, a Apple lançou sua própria solução de mapas e deixou de lado o serviço Google Maps. Porém o Google possivelmente irá lançar um app para gadgets da Apple. O próprio Google em declarações oficiais já sugeriu que tomariam essa atitude. O evento começa amanhã às 13:30 (horário de Brasília), dessa vez sem a participação de Larry Page, afastado devido a problemas de saúde.  

COMENTÁRIOS dos leitores