Armazenamento em cloud baterá recorde este ano

computerworldpor Nowdigital ter, 11/09/2012 - 17:48

Até o final de 2012, o armazenamento em nuvem vai superar a marca de 500 milhões de assinaturas. De acordo com a consultoria IHS, no próximo ano, o número de usuários chegará a 625 milhões e em 2017 somará cerca de 1,3 milhões de consumidores, que utilizarão grandes provedores como Amazon, Apple e Google.

Provedores de nuvem pura, como Dropbox, Box, Barconite, SugarSync e Syncplicity estarão em desvantagem, porque eles oferecem hospedagem simples em nuvem, em um modelo de negócios que os analistas de mercado não dão muito crédito. No entanto, o valor real demandado por empresas e consumidores estará nos serviços que estão além do armazenamento em nuvem.

A IHS acredita que as operadores de redes móveis estão bem posicionados para ocupar esse espaço. "Ao contrário da Google e do Facebook, as operadoras não precisam usar os dados para fins de marketing", diz ele.

Esse cenário, reconhece a consultoria, ajudará a aliviar os receios de muitos consumidores para colocar suas informações em nuvens de grandes empresas, mas fragmentação, portabilidade e segurança ainda são problemas que os provedores devem enfrentar.

Operadoras de telefonia móvel, diz o relatório, têm a capacidade de oferecer serviços de armazenamento em nuvem por meio de serviços de subscrição, além de oferecer integração com dispositivos que seus clientes já estão usando. Para construir serviços, a IHS recomenda que operadores móveis conectem seus serviços a nuvem para atrair consumidores.

COMENTÁRIOS dos leitores