Malware no Skype pode roubar dados de usuários
Serviço alertou usuários sobre vírus descoberto recentemente e que possui a capacidade de "sequestrar" arquivos do computador infectado
Um malware atingiu uma parte dos usuários do Skype, serviço de chat para PC e gadgets, e roubou dados dos usuários. A empresa reconheceu o problema e soltou uma nota oficial sobre o acontecido:
"A Skype recebeu alguns relatos sobre atividade maliciosa impactando em um numero pequeno de usuários do Skype, por meio de uma mensagem de chat e link que dizem: "lol is this your new profile pic?" ("rsrsrs, essa é a nova foto do seu perfil?", em tradução aproximada para o português). Essa atividade é mais um exemplo de um scam focado nos usuários do Skype e tem como objetivo convencer as pessoas a clicar em malware (programas prejudiciais ao seu computador) ou conteúdo malicioso".
Para proteger os usuários do serviço, o Skype divulgou uma orientação geral para evitar esse tipo de golpe. Para que usuários não tenham problema com a ameaça virtual, a empresa Skype também recomenda que usuários não cliquem em links enviados por desconhecidos.
O vírus, que foi detectado recentemente, bloqueia arquivos do computador e exige US$ 200 em 48 horas para a liberação dos arquivos, caso contrário, há uma ameaça de que eles sejam apagados.