Wi-Fi pode chegar a ser 11 vezes mais rápida

Cientistas desenvolveram método que evita perdas de dados em transmissão

por Naiane Nascimento qui, 25/10/2012 - 10:06
Reprodução A perda de dados significa o atraso da transmissão como um todo Reprodução

A velocidade de transmissão de dados através da Wi-Fi pode receber uma ajuda que aumentará a qualidade desse serviço. Uma tecnologia está sendo desenvolvida dentro de universidades europeias e em Harvard e na Caltech (instituição ligada à NASA), nos EUA para acelerar em 11 ou mais vezes a velocidade alcançada pelas redes sem fio. Isso tudo deve ser alcançado sem aumentar a capacidade de transmissão. 

O projeto já tem nome e se chama TCP. Ele possui o papel de evitar que perdas de dados na transmissão sejam evitadas, otimizando o envio de dados, visto que essas perdas geralmente vão de 2% a 5% do que é transmitido, de acordo com a Technology Review. A perda de dados significa o atraso da transmissão como um todo. 

Por enquanto os detalhes de funcionamento do TCP está sendo mantido em sigilo, mas ao que parece, o sistema funciona basicamente transformando o pacote de dados em equações, possibilitando que caso algum dado se perca, o sistema reconfigure a equação evitando o tal atraso.

A tecnologia possui grandes chances de ser promissora já que, em testes, a velocidade de transmissão de dados chegou a uma taxa de  transferência 11 vezes superior ao número atingido sem o TCP, inclusive quando os dispositivos em teste estavam em movimento. Vale lembrar que a taxa de transferência de dados em dispositivos que estejam em movimento caem, pois há mais perdas. 

A tecnologia ainda está em fase de testes e não deve ser implantada com grande rapidez. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores