Indiano de 16 anos cria malware para Windows Phone 8
Jovem, considerado um dos mais famosos hackers éticos do planeta, apresentará vírus em feira de segurança
A Microsoft e o Windows Phone 8 podem ter um problema para resolver em breve. O indiano Shantanu Gawde, de 16 anos, supostamente criou um malware que é capaz de quebrar o código do novo sistema operacional da Microsoft e irá demonstrar como hackear o sistema em um evento chamado MalCon Security Conference, nos próximos dias, em Nova Deli.
Gawde tem uma história de talento precoce para a programação, sendo um desenvolvedor de aplicativos certificado pela Microsoft aos sete anos e também considerado um dos maiores especialistas da região, com o título de "hacker ético mais jovem" da Índia.
Graças a esse histórico, muito possivelmente a façanha do jovem pode ser verdadeira, mas até o momento não foram relevados detalhes da operação.
Além do hackeamento do Windows Phone 8, a apresentação do jovem na feira também abordará diversos assuntos, como as “técnicas para infectar o Windows Phone, como roubar contatos, fazer upload de fotos de um aparelho sem autorização do dono, pegar dados privados de usuários, além de acesso a mensagens e etc”.
A Microsoft diz estar ciente da situação. “A Microsoft está ciente desta apresentação, mas nenhum detalhe foi compartilhado conosco. Como sempre, vamos investigar quaisquer problemas que possam ser revelados e vamos tomar as ações necessárias para proteger nossos consumidores”, explicou Dave Forstrum, diretor da Turstworthy Computing, explicando que a Microsoft já está atenta à palestra do menino.
Segundo TechTudo, este não é o primeiro malware que o hacker desenvolveu aproveitando falhas da empresa norte-americana. Em 2011 o jovem, na mesma feira de tecnologia em que se apresentará em breve, demonstrou uma tática de invasão utilizando o reconhecimento gestual do Kinect.