Sony quer evitar troca e empréstimo de jogos

Companhia possui uma tecnologia que bloqueia jogos já utilizados

por Carlos S Silvio qui, 03/01/2013 - 18:08
Flickr (cc) 30077353@N05 Empresa patenteou tecnologia de bloqueio de jogos já utilizados Flickr (cc) 30077353@N05

A Sony japonesa registrou nesta quinta-feira (3) a patente de uma nova tecnologia que faz o bloqueio de todos os jogos já utilizados por alguma conta ou console diferente. A novidade impossibilita a venda de jogos usados, a troca e até emprestar o jogo de um amigo. 

A tecnologia consiste em um sistema que atribui uma espécie de marca própria a cada cópia de jogo. Com uma análise, é possível verificar se os jogos já foram utilizados em outros consoles ou associados a outra conte de usuário. Para que a cópia de algum jogo funcione, é preciso que a ID do jogo e a do usuário coincidam. Após isso, ela não poderá ser alterada. 

Segundo o site CVG, a patente "pode ser uma tentativa da Sony de acabar de vez com a venda e troca de jogos usados, tanto por lojas quanto por usuários". Até o momento não é possível afirmar se a empresa já irá implantar a tecnologia no PlayStation 3 ou no sucessor do mesmo, por enquanto simplesmente chamado de PlayStation 4 ou Orbis, que pode ser lançado ainda este ano. 

A medida forçará usuários que comprarem qualquer jogo para consoles da Sony em continuar com eles, sem a possibilidade de devolver (caso já tenha o utilizado), trocar, emprestar ou vender.

Porém não é toda a Sony que concorda com a ideia da sede japonesa da empresa. o CEO da Sony Computer Entertainment of America, Jack Tretton, já afirmou ser contra a implementação deste tipo de tecnologia, porém a decisão ficará a cargo da Sony do Japão, que controla os assuntos referentes aos consoles da empresa. 

Mais detalhes sobre a patente podem ser conhecidos no link (Em inglês)

 

COMENTÁRIOS dos leitores