Fábrica da Foxconn em Manaus é fechada

300 funcionários já foram demitidos

por Naiane Nascimento ter, 15/01/2013 - 20:56
Divulgação Processo Produtivo Básico foi o motivador para o fechamento da fábrica de Manaus Divulgação

A fábrica da Foxconn localizada na Zona Franca de Manaus será fechada. O anúncio foi feito na última sexta-feira (14). De acordo com a Folha de São Paulo, a empresa afirmou ter sofrido um abalo após a mudança das regras quanto à inserção de componentes nacionais nos aparelhos. Segundo a fábrica, esse fator fez com que parte do mercado fosse perdida.

Essa obrigatoriedade consiste no Processo Produtivo Básico (PPB), que significa a porcentagem mínima de componentes nacionais na fabricação de peças, especificamente, de celulares, como é o caso de teclas, telas, entre outros. 

A fábrica era a principal fornecedora de subconjuntos de plástico e componentes para celulares Nokia, no entanto, desde que a regra sofreu alteração, em junho, a companhia transferiu sua fabricação para a China e Índia, ficando no Brasil a produção de apenas quatro peças em vez de 16. Nesses países, há a possibilidade de se manter a uniformidade do aparelho em todo o mundo. 

As demissões já foram iniciadas e, do quadro inicial de 900 empregados, 300 funcionários já foram cortados da fábrica. É provável que os demais funcionários sejam realocados para as outras unidades distribuídas pelo Brasil, sendo uma no Amazonas e seis em São Paulo. 

COMENTÁRIOS dos leitores