Operadoras de internet tentam acabar com pirataria nos EUA

Sistema passa a entrar em funcionamento nesta segunda (4)

por Juan Torres seg, 04/03/2013 - 16:28
Divulgação Programa passa a valer a partir de hoje (4) Divulgação

Internautas norte-americanos que costumam fazer downloads de filmes ou músicas estão um pouco tensos nesta segunda-feira (4). Isso se deve ao fato de o Copyright Alert System, ou Six Strikes, ter entrado em vigor hoje. O programa tem o objetivo de punir aqueles que compartilharem ilegalmente conteúdos protegidos por direitos autorais e é idealizada pelas operadoras AT&T, Cablevision, Comcast, Time Warner e Verizon.

O Six Strikes funciona da seguinte maneira: as empresas donas do copyright, como estúdios de cinema e gravadoras, fiscalizam os sites de compartilhamento buscando arquivos não autorizados e, quando conseguirem identificar o IP e o IPS do usuário, enviam os dados para as operadoras. Depois de receber os dados, a operadora de internet começa a enviar alertas de direitos autorais para esse usuário, variando entre advertências leves e advertência mais severas.

De acordo com o PC World, cada operadora toma sua providência. Para clientes da Cablevision, depois do quinto alera, o acesso à internet é suspenso por 24 horas se o usuário não fizer nada. A AT&T manda um e-mail educativo. Se não der certo, os usuários teram de ver um material educativo.

A Comcast, no primeiro alerta, manda um e-mail com um link educativo. No segundo, um pop-up aparece no monitor do cliente, que só poderá retirá-lo quando fizer o login da operadora. Nas duas etapas seguintes, e-mails com características mais urgentes serão enviados aos clientes. Daí em diante, o contato entre operadora e cliente terá de ser direto.

Os usuários da Time Warner recebem um e-mail após o segundo download. Se estes forem ignorados, um pop-up  aparecerá na tela quando o computador entrar na internet. Após isso, o contato direto será necessário. A Verizon manda alertas de correios de voz e via pop-ups. Depois da quinta denúncia, a velocidade da sua internet cai para 256 Kbps. A partir do sexto, a velocidade fica baixa por três dias.

COMENTÁRIOS dos leitores