Google I/O 2013 apresenta as primeiras novidades

A conferência deste ano terá seu foco voltado para os desenvolvedores

por Eduarda Menezes qua, 15/05/2013 - 15:37
Reprodução/ Internet A primeira novidade apresentada foram os novos serviços da Google Play Reprodução/ Internet

A Google I/O 2013 começou às 13h desta quarta-feira (15) com mais de seis mil pessoas presentes em sua abertura e outras milhões acompanhando a transmissão do evento pelo Youtube.

A empresa informou de início que a conferência deste ano terá seu foco voltado para os desenvolvedores, nos serviços do Google, e não no Hardware e começou a falar sobre a importância e crescimento das plataformas Chrome e Android chamando atenção para os mais de 900 milhões de dispositivos que já utilizam o sistema operacional em 2013.

Após as apresentações iniciais o vice-presidente do time Android da Google, o brasileiro Hugo Barra, foi chamado ao palco para comunicar as inovações no sistema. A empresa anunciou mais de 48 bilhões de instalações de aplicativos, 2.5 bilhões apenas no ano passado.

A primeira novidade foram os novos serviços da Google Play e ferramentas de desenvolvimento. Uma delas é o Google Maps com novas interfaces de programação para desenvolvedores que, entre outras coisas, permite um menor gasto de bateria e detecta se o usuário está andando ou correndo, por exemplo.

O Google Sign In também recebeu melhorias e guarda senhas dos usuários, além de permitir a sincronização entre plataformas (tablets, smartphones e computadores). O Google Play Game Service também recebeu destaque com suporte para salvamento dos jogos na Cloud, assim como a possibilidade de ranking entre amigos, sistema de jogos multiplayer e convite para partidas através dos contatos do Google+.

Logo após foram divulgadas novidades do Android Studio com as ferramentas facilitadoras para desenvolvimento dos aplicativos. O programa permite visualização em tempo real da construção de aplicativos em telas de diferentes plataformas e suporte para vários idiomas.

Ellie Powers, gerente de produção da Google, apresentou novas ferramentas que facilitarão os ganhos monetários para os desenvolvedores, entre elas, a tradução do aplicativo para outras línguas, o tracking de quais propagandas e locais geram mais retorno ao app, um gráfico que permite a visualização dos lucros gerados e em quais localidades do mundo, além da possibilidade de um testa Beta antes da finalização efetiva do sistema.

COMENTÁRIOS dos leitores