NVIDIA anuncia tecnologia que promete acabar com lag
Módulo pode ser adquirido avulso e acoplado aos monitores caseiros
Quem joga, sabe. Não existe nada pior para um gamer do que a taxa de latência na tela, para os mais íntimos, o lag. Pensando nisso, a NVIDIA apresentou em seu evento Nvidia Editor’s Day uma tecnologia que promete acabar com o tempo de resposta entre o monitor e o processamento do computador, o G-SYNC.
A tecnologia, que é um módulo adaptável aos monitores, sincroniza a taxa de refresh com a taxa de renderização da Unidade de Processamento Gráfico (em inglês, GPU). De acordo com a empresa, deste modo as imagens são exibidas no momento em que são renderizadas, fazendo com que as cenas sejam exibidas instantaneamente, os objetos fiquem mais nítidos e os games mais definidos.
Apesar do módulo poder ser adquirido avulso e acoplado nos monitores caseiros, a Nvidia anunciou que os aparelhos da próxima geração das empresas ASUS, BenQ, Philips e ViewSonic virão com o G-SYNC integrado.
Entenda o problema
Normalmente, os monitores possuem taxas fixas de refresh, geralmente 60 vezes por segundo (hertz). Mas, por conta da natureza dinâmica dos videogames, as GPUs renderizam frames em taxas variadas. Conforme a GPU busca sincronizar com o monitor, rupturas persistentes ocorrem, e é aí que acontece o lag.