Cases e debates marcaram primeiro dia da Unigames

A importância do evento é de compartilhar conhecimento que existe no Recife

por Carol Dias ter, 05/11/2013 - 10:32
Carol Dias/LeiaJáImagens Evento acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro na Universidade Católica de Pernambuco Carol Dias/LeiaJáImagens

Apresentar cases e debater assuntos ligados ao ambiente digital em jogos para Web e mobile. Esse é o intuito do evento Unigames, realizado pelo curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Metodologia de Design Card Games, Game design e narrativas contemporâneas, Paralelização de Algoritmos baseados em Cardumes e como Análise de Sentimentos e Dados podem mudar o jogo, foram os destaques do primeiro dia do evento.

Para o organizador do Unigames, e coordenador do curso de Jogos Digitais da UNICAP, Breno Carvalho, "a importância do evento é de compartilhar conhecimento que existe aqui no Recife, mas que muitas vezes nao se tem conhecimento. Nesta edição o Unigames consegiu trazer palestrantes de fora, com o intuito de enriqucer mais a gama de conhecimento dos estudantes do curso e das pessoas que se interessam por jogos digitais".

O aluno do curso de Jogos Digitais, Rafael Batista, acredita que esses eventos só tem a acrescentar tanto no currículo, quanto na vida pessoal. "Gosto muito desses eventos porque com eles tenho condições de encontrar pessoas que compartilham das mesmas ideias que eu. É muito legal ter com quem discutir, perguntar e esclarecer dúvidas. Essas paletras, principalmente os cases, engradecem muito nosso crescimento profiissional", disse.

Um raio x das palestras

A primeira palestra da noite ficou a cargo do professor da Universidade Federal de Pernambuco, André Neves. O educador dissertou sobre o Design Card Game, que nada mais é do que uma metodologia gamificada de design que se utiliza de um conjunto de cartas e tabuleiros projetados para servirem de base para o design de artefatos.

Um dos debates que mais chamou a atenção do público na noite foi a de Léo Falcão, que explorou a temática do Game Design e as narrativas contemporâneas. Falcão dissertou sobre a narrativa transmídia, entendida como arte de construir mundos em diferentes direções e plataformas de mídia.  "os jogos são os grandes geradores de narrativa do século XXI".

Análise de Sentimentos e Dados podem mudar o jogo, foi tema da exposição do engenheiro de software e professor da IBM, Allan Braz. Braz trouxe para a Unigames toda sua experiência acerca do assunto inteligência computacional em análise de sentimentos e dados. O projeto EI!, divulgado durante a Copa das Confederações, foi o objeto de estudo. "Através de tecnologia que desenvolvem super algoritmos, conseguimos armar um sistema de dados capaz de desenvolver percepções que apenas um humano poderia fazer", disse.

A última palestra ficou por conta do professor da Universidade Católica de Pernambuco, Anthony Lins. Lins apresentou seu projeto que tem como tema a Parelelização de Algoritmos baseados em Cardumes. A pesquisa teve como base a plataforma de computação e programação paralela chamada Cuda, que utiliza placas gráficas de Nvidea no contexto de inteligencia computacional.

COMENTÁRIOS dos leitores