Aliexpress: o vício das compras pela internet

Site é considerado uma das maiores lojas de compras e vendas de produtos

por Carol Dias qui, 07/11/2013 - 16:36
Divulgação Loja tem milhares de pessoas que vendem tudo que se possa imaginar Divulgação

"Basta ligar o computador e a dedo já fica coçando para digitar www.aliexpress.com.br. Afinal de contas, onde se encontra tanta coisa barata, boa e bonita em um lugar só?", disse Maria Eduarda Costa, estudante de Jornalismo e viciada assumida em compras onlines. Assim como Eduarda, muitas outras meninas acompanham a febre do Aliexpress, site de compras, uma espécie nova de Ebay, onde se encontra uma infinidade de produtos com preço de atacado até mesmo nos menores pedidos.

O site é considerado uma das maiores lojas de compras e vendas de produtos vindos da China, e seus arredores. A loja tem milhares de pessoas que vendem tudo que se possa imaginar : vestuário e acessórios, carros e motos, celulares, computadores, software, eletrônicos, saúde e beleza, luzes e iluminação, malas, bolsas e estojos, artigos de segurança, calçados, brinquedos, relógios e joias, produtos para casamento etc.

"Todo dia eu compro algo. Pode ser um colar, uma blusinha, uma bolsa, maquiagem. Qualquer coisa! Já cheguei a comprar mais de 500 dólares. O engraçado foram os pedidos chegando em casa. Como não chega tudo de uma vez, quase todo dia chegava um pacotinho pra mim. Pense na alegria!", disse a publicitária Danielle Meirelles.

Esse é mais ou menos o perfil das compradoras do Aliexpress. Colares de 1 dólar, blusas, shorts, vestidos que podem ser encontrados por até 10 dólares e uma infinidade de produtos, fazem com que uma simples visita ao site dure uma tarde inteira. "Quando entro no site fico tão empolgada com tudo que termino esquecendo de fazer muitas coisas. Algumas vezes já saí da aula para olhar, com minhas amigas, os produtos. Os preços baixam de uma hora pra outra", disse Eduarda Costa.

O site apresenta tantas opções, que tem gente pensando em comprar até vestido de casamento. A jornalista Damares Romão afirma que está procurando seu vestido de casamento no Aliexpress. "Todo dia entro e vejo se tem alguma novidade. Já separei alguns. Quero comprar no "Aliex" (diminutivo do site) porque além de ter vestidos muito bonitos, os preços são muito bons", disse. Damares já é compradora assídua. Em seu guarda-roupa constam peças como blusas, cardigãs e bolsas arrematados no Alibaba (outro nome que se dá ao site).

Dicas, fóruns e até mesmo tutoriais já estão disponíveis na internet para quem quer fazer a "melhor" compra na página. Alguns psicólogos já se preocupam com todo esse fervor por compras onlines. "Tudo em exagero é patológico. Muitas pessoas podem camuflar determinado tipos de distúrbio em vícios que a primeira vista podem ser inocentes, como uma simples compra. O importante é saber delimitar e colocar regras. Quando começa a sair do controle, é melhor parar", alerta a psicóloga Gabriella Souza. 

Outro detalhe para tomar cuidado é a questão da segurança na internet. Há milhares de golpistas no mercado exibindo produtos que não são entregues. Alguns lugares já disponibilizam uma espécie de lista negra, que nada mais é do que as lojas não recomendadas. 

COMENTÁRIOS dos leitores