Trinta anos após seu lançamento, Mac ainda dita tendências
Macintosh, o primogênito da Apple, mudou a forma de como as pessoas se relacionam com seus computadores
Há exatos 30 anos, a Apple exibia durante o intervalo do Super Bowl, que é a grande final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), o comercial do seu primeiro computador de mesa, feito para um público-alvo “não especialista”. O Macintosh, como foi chamado o pequeno notável, permitiu que os usuários, pela primeira vez, se comunicassem com uma máquina através de uma interface gráfica, deixando para trás os comandos complicados e desconhecidos por muitos até hoje.
Na época de lançamento, os computadores ocupavam muito espaço, mas o Macintosh era relativamente pequeno. Com uma caixa que unia a CPU com a tela, modelo seguido até hoje nos desktops, o aparelho possuía um monitor de 9 polegadas e resolução de 512x384. Além disso, um teclado e um mouse também acompanhavam o eletrônico que era comercializado por US$2.495,00.
Pode até parecer piada, mas em 1884, os 128 Kb de memória atrelados ao processador Motorola 68000 do Macintosh o fazia ser considerado uma máquina top de linha. Lembrado como um mártir da tecnologia, Steve Jobs, na época com 27 anos, estava inseguro ao subir no palco para apresentar o primeiro Mac, contou o executivo-chefe da Apple na época, John Sculley.
“Ele ensaiou repetidamente cada fala, gesto e expressão visual”, disse Sculley, “Mas, mesmo assim, quando estaca no palco fez tudo parecer tão espontâneo”, afirmou à CNET. E Jobs realmente não fez feio. O comercial foi um verdadeiro ataque à IBM, grande fabricante de computadores e chamou a atenção dos profissionais envolvidos com edição de vídeos e som e tratamento de imagem.
Nos primeiros 100 dias de disponibilidade no mercado, 50 mil unidades do Macintosh foram vendidas, apesar da falta de softwares direcionados à máquina. Um ano depois, quando o Windows, grande líder do mercado de computadores pessoais, foi lançado, a Apple vendeu 500 mil Macs. A partir de então, foi dada a largada na revolução dos computadores, que até hoje rende lucros exorbitantes à Apple.
Hoje, o “quadradão” evoluiu e se tornou uma linha fina de laptops e um computador de mesa poderoso e, ironicamente, cilíndrico. Apesar da forma original dos computadores da Mac não lembrarem em nada os que fazem a cabeça dos entusiastas da tecnologia, o sentimento de quem o usa ainda é o mesmo: de estar utilizando o que a inovação tem de melhor para oferecer.
Comemoração - Em comemoração aos 30 anos do seu primogênito, a Apple tornou a página inicial do seu site uma espécie de homenagem ao Macintosh. Além de um vídeo comemorativo, a companhia ainda lançou um site para que todos relembrem a trajetória do primeiro Mac. Neste final de semana, milhares de applemaníacos são esperados para uma grande festa de aniversário no Vale do Silício, próximo à sede da empresa.
Confira o vídeo: