Robô Livre consolida a área de robótica na CPBr 2014
Iniciativa pernambucana fez a curadoria da parte de robótica com 11 palestras, 8 workshops e 2 concursos na edição da Campus Party, em São Paulo
Na primeira atividade ps pernambucanos Lucas Cavalcante, Gustavo Ribeiro e Rafael Lang compartilharam as experiências com os participantes com moderação do Henrique Foresti sobre competições de robótica, suas visões e possibilidades para todos os interessados.
Uma das palestra que chamou mais atenção foi sobre Fab Labs (laboratório de fabricação digital) com moderação da Heloísa Neves e que teve participação de Fabien Eychenne, Andrea Bandoni, Eduardo Lopes e Claudia Bar. Eles contaram um pouco sobre o que é possível fazer com um FabLab além de como funciona a Associação FabLab Brasil.
Na palestra Trajetória Robô Livre, Henrique Foresti explicou todo o processo que o Robô Livre fez nesta trajetória de quase 10 anos. Também chamou ao palco Alexandre Andrade, Erick Vilela, Rodrigo Medeiros, Gustavo Ribeiro e Lucas Cavalcanti para mostrar suas experiências no Projeto Robô Livre e também responder as perguntas dos campuseros. O Robô livre já conta com mais de 2.800 pessoas ativas na rede de desenvolvimento colaborativo. Na Campus Party Brasil 2014 o Robô Livre continua na curadoria de robótica com mais 11 palestras, 8 workshops e 2 concursos.
Robô Livre - Principal objetivo do projeto é mostrar que a robótica pode e deve ser desenvolvida por qualquer pessoa que tenha interesse, independente de possuir conhecimentos técnicos sobre o tema ou qualquer formação. Com desenvolvimento colaborativo a ideia é encontrar vários projetos de robôs que poderão ser montados, utilizados, copiados ou desenvolvidos por qualquer pessoa. Todos os projetos e metodologias são abertos, liberados e garantidos pelas licenças GNU GPL e GNU FDL.