Apple poderá melhorar autonomia na bateria dos gadgets
Empresa anunciou uma nova patente, que ao que tudo indica permitirá que as baterias tornem-se mais inteligentes. A ideia é fazer com que o gadget aprenda padrões de carregamento de energia.
Se tem uma coisa que é alvo de reclamações e crítica por parte dos usuários é a bateria dos smartphones. Vendo esse problema, e pensando em um jeito de solucionar este crescente descontentamento dos consumidores, é que a Apple está buscando resolver esta questão. A empresa anunciou uma nova patente, que permitirá que as baterias tornem-se mais inteligentes. A ideia é fazer com que o gadget aprenda padrões de carregamento de energia.
A bateria, que tem capacidade de 1560 mAh, seria preservada com esse novo recurso. Um exemplo prático de como isso funcionará é a possibilidade do iPhone desativar sozinho o Bluetooth, Wi-Fi, brilho da tela e velocidade do processador quando não estiver em uso. Segundo a patente " esse tipo de informação pode indicar ao sistema de gerenciamento de energia que nos próximos 20 ou 30 minutos é melhor para o usuário que a bateria seja sacrificada em nome de um melhor desempenho."
A patente ainda informa que o aparelho utilizaria a lei da compensação, "observado" que só ganhará nova carga no período da noite e até detectar que durante o dia o gadget trabalhará mais das 8h às 22h. Desta forma, o próprio smartphone tomaria medidas necessárias para que o usuário não fique sem utilizar o aparelho.
No entanto, não há garantias de que esta patente vire realidade, até porque é comum grandes empresas de tecnologias terem um grande portfólio de patentes, como maneira de se prevenir de ações judiciais.