Vaza imagem do headset de realidade virtual da Samsung

Software do aparelho estaria sendo feito em desenvolvimento com a Oculus VR

por Guilherme Jacobs qua, 09/07/2014 - 19:17
Flickr (cc) jamiemc Anuncio do aparelho deve ser feito em setembro Flickr (cc) jamiemc

O site SamMobile, especialista em tecnologia da Samsung, publicou na últma terça (8) uma imagem revelando o headset de realidade virtual da gigante coreana, que deve anunciar o produto junto com o Galaxy Note 4, na IFA 2014, que ocorre em setembro na cidade de Berlim, na Alemanha. Segundo o site, o nome do dispositivo é Gear VR, o que está de acordo com o nome de outros gadgets da empresa, como o Gear Fit ou Gear Live.

O design do Gear VR é modular, permitindo ao usuário conectá-lo a um aparelho Galaxy através de cabo USB. O dispositivo capta os movimentos da cabeça do usuário, como os outros headsets do mercado, mas ao invés de estar equipado com sensores, o Gear VR vai rastrear os movimentos do usuário usando o acelerômetro e giroscópio do smartphone conectado. Assim como os outros aparelhos da Samsung, o headset terá tela com tecnologia AMOLED. Por fim, um botão lateral ativa a câmera do smartphone e manda um vídeo para o Gear VR, possibilitando que o usuário veja o que está em sua frente sem ter que remover o óculus de realidade virtual, além disso, um touchpad se encontra junto a este botão e é usado para navegar a interface do Galaxy conectado. 

A Samsung está fabricando o hardware do Gear VR sozinha, mas o software está sendo desenvolvido junto com a Oculus VR, empresa responsável pelo Oculus Rift e líder no campo de realidade virtual. Haverá uma vasta quantidade de aplicativos dedicados ao dispositivo, assim como é o caso com os smartwatches Gear. O SamMobile cita, entre outros, o 360 Player, Galeria e Teatro. Um kit de desenvolvimento deve ser disponibilizado ainda este ano.

A Samsung entra num mercado de realidade já populado por grandes nomes da tecnologia. A Oculus VR foi comprada pelo Facebook por US$2 bilhões em março, e realizará sua própria conferência este ano. Além dela, a Sony e o Google já estão se aventurando no campo. 

COMENTÁRIOS dos leitores