Robôs que auxiliam tarefas domésticas já são realidade
Forrar camas e ajudar em emergências são tarefas dos robôs da categoria @Home
JOÃO PESSOA (PB) - Forrar camas, arrumar uma mesa e detectar acidentes domésticos. Estas tarefas poderiam ser atribuídas facilmente aos adultos, mas na RoboCup 2014 o trabalho árduo doméstico fica por conta dos robôs.
Bastante prestativos, eles respondem a comandos em inglês e realizam as atividades ordenadas. No local onde está sendo disputada a categoria @Home (casa, em português), dezenas de pessoas se aglomeram para conferir a execução das tarefas em espaços que simulam um quarto, uma sala e uma cozinha.
Entre os participantes está a máquina batizada de ToBi. Sempre com um sorriso estampado no “rosto”, ele detecta acidentes domésticos. De acordo com o estudante alemão Kai Harmening, o robô ToBi trabalha como uma espécie de enfermeira. “O ToBi tira uma foto do acidente e pode pegar algo que a pessoa precise, como um copo de água ou um kit médico, por exemplo. Além disso, quando detecta o acidentado, ele pode chamar uma ambulância”, explica.
O evento
A RoboCup2014 acontece até esta quinta-feira (24) no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, na Paraíba. A expectativa da organização é receber 60 mil visitantes, incluindo 4 mil participantes que competirão utilizando 2 mil robôs inteligentes. A 17ª edição da competição internacional acontece de forma inédita no Brasil.
O evento foi criado em 1997 no Japão com o objetivo de construir um time de robôs que pudesse ganhar uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa. A previsão é de que o objetivo seja alcançado em 2050.