Falha no navegador do Android permite roubo de dados

Países mais afetados pela vulnerabilidade foram o Japão, Espanha e Brasil

por Nathália Guimarães sex, 10/10/2014 - 16:00
Reprodução Vulnerabilidade afeta o navegador padrão do Android e versões derivadas Reprodução

A empresa especialista em segurança Lookout afirma ter encontrado uma vulnerabilidade no navegador padrão do Android que permite um cibercriminoso roubar dados que o usuário inseriu ao navegar na web ao utilizar seu dispositivo com o sistema operacional da Google.

A vulnerabilidade afeta o navegador padrão do Android e versões derivadas, como o navegador Samsung, nas versões 4.3 e anteriores do Android. A Google corrigiu a vulnerabilidade no Android 4.4, então os usuários que atualizaram não precisam se preocupar.

De acordo com a Lookout, cerca de 45% dos seus usuários possuem uma versão vunerável do navegador instalado. Quem utiliza browsers como o Chrome ou Firefox nos dispositivos, no entanto, estão seguros.

A Lookout ainda divulgou uma lista de países mais afetados. O Japão aparece em primeiro lugar, seguido pela Espanha e pelo Brasil, respectivamente.

Quem estiver usando a versão 4.3 ou anterior do navegador do Android deve atualizar a sua versão do sistema operacional. No entanto, nem todos os dispositivos possuem updates disponíveis. 

Quem se encaixa nesta exceção, pode optar pelo uso do Google Chrome, navegador que não é afetado pela vunerabilidade. 

COMENTÁRIOS dos leitores