Celular modular do Google ganha rival finlandês
Ideia é que o usuário não precise trocar de aparelho toda vez que quiser um novo componente
O Projeto Ara, do Google, não está mais sozinho no mercado de smartphones modulares. Uma empresa chamada Circular Devices, baseada em Espoo, Finlândia, a cidade-natal da Nokia, criou um aparelho que também possui uma estrutura montável. O aparelho foi batizado de Puzzlephone.
Basicamente, a ideia é a mesma do Projeto Ara. No entanto, a versão finlandesa de smartphone modular possui menos peças montáveis.
O Puzzlephone possui uma estrutura básica que traz a tela de LCD e os alto-falantes, além outro espaço para a bateria e componentes secundários e um último encaixe para o processador, RAM, GPU e câmera.
A ideia é que o usuário não precise trocar de aparelho toda vez que quiser um novo componente. Por exemplo, ao notar que o processamento do smartphone ficou lento, o consumidor só precisaria comprar um novo e encaixá-lo no suporte. É um projeto ambicioso, que visa tornar a indústria de telefonia móvel mais sustentável em longo prazo.
Formalmente fundada em setembro deste ano, a empresa por trás do Puzzlephone vem trabalhando no projeto desde 2013 e está se prestes a produzir seus primeiros protótipos funcionais.