Três ferramentas para proteger seu notebook de furtos

Por ser um dos equipamentos mais funcionais, versáteis e valiosos no mundo dos eletrônicos, o notebook na maioria das vezes é um alvo de ladrões

qua, 22/07/2015 - 15:14
USP Imagens 12 mil notebooks são furtados todas as semanas apenas nos aeroportos do continente americano USP Imagens

De acordo com as estimativas do estudo realizado pelo Ponemon Institute e pela Dell, 12 mil notebooks são furtados todas as semanas apenas nos aeroportos do continente americano. A maior parte das ocorrências acontece no momento das revistas nos portões de embarque, quando os donos dos equipamentos estão distraídos, e, infelizmente, apenas 30% das pessoas conseguem recuperar seu aparelho. 

Muito além dos prejuízos financeiros estão os danos que podem ser causados quando, na maioria das vezes, o conteúdo das máquinas é vazado. Fotos, documentos e uma infinidade de outros arquivos podem parar nas mãos erradas e causar um imenso transtorno às vítimas. Alguns modelos mais modernos, permitem que uma série de medidas de segurança sejam tomadas para dificultar que o conteúdo de seu notebook caia em mãos erradas. 

Alarmes: o dispositivo emite um aviso sonoro caso alguém tente tocar no notebook sem autorização. Uma parte do alarme é acoplada na entrada USB a outra em um ponto seguro, como um poste ou mesmo na garupa da bicicleta. Se o ladrão tentar desconectar o cabo ou a entrada USB, o alarme dispara.

Trava múltipla: um pouco mais cara do que o alarme, trata-se de um cabo de aço de duas pontas. Uma é conectada à entrada de segurança do notebook, e a outra extremidade fica presa em um local seguro. O dispositivo é trancado à chave.

Leitor biométrico digital: semelhante aos dispositivos de reconhecimento de impressão digital utilizado em caixas eletrônicos, o leitor pode ser programado para que somente o dono do notebook seja capaz de acessar todas as informações contidas nele. É um aparelho bem simples, que pode ser conectado à entrada USB.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores