Google homenageia Hedy Lamarr, atriz que inventou a Wi-Fi

Atriz contribuiu para o desenvolvimento de recursos como Wi-Fi, Bluetooth e GPS

por Nathália Guimarães seg, 09/11/2015 - 13:44
Reprodução Hedy Lamarr ilustra a página inicial do Google nesta segunda (9) Reprodução

O internauta que acessar a página inicial do Google nesta segunda-feira (9) será surpreendido por um Doodle animado que homenageia a atriz e inventora austríaca Hedy Lamarr. Nascida em 1914, em Viena, Lammar já foi descrita como a mulher mais bonita do mundo e foi responsável por criar um sistema de comunicação que serviu de base para as atuais tecnologias de telefonia móvel, como o Wi-Fi e GPS.

“Adoramos destacar boas histórias sobre as realizações de mulheres na ciência na tecnologia. Quando a história envolve uma celebridade de Hollywood dos anos 40, que além de ser uma estrela do cinema, também desenvolveu uma tecnologia que utilizamos todos os dias nos nossos smartphones, então é mesmo necessário compartilhar com o mundo”, disse o Google, em comunicado.

Hedy Lamarr, nascida Hedwig Eva Maria Kiesler, conseguiu seu primeiro papel principal com apenas 17 anos, em um filme alemão chamado Geld Auf Der Strase (1930). No início de 1933 estrelou o longa-metragem Êxtase, que chamou a atenção dos produtores de Hollywood. Logo, ela assinou um contrato com a MGM.

Uma vez em Hollywood, ela mudou oficialmente seu nome para Hedy Lamarr e estrelou seu primeiro filme em terras americanas, Argélia (1938), junto com o ator Charles Boyer. Alguns de seus trabalhos incluem uma adaptação de Tortilla Flat (1942), White Cargo (1942) e Sansão e Dalila (1949).

Hedy Lamarr, no entanto, não era apenas um rostinho bonito. Além de suas realizações cinema, ela patenteou um sistema de comunicação em 1942 para as Forças Armadas dos EUA, que usava sinais de rádio emitidos para torpedos submarinos impossíveis de serem encontrados por rivais. A invenção tornou-se a base fundamental para tecnologias muito conhecidas hoje, como o GPS, Wi-Fi e Bluetooth. Hedy morreu em janeiro de 2000, em Altamonte Springs (EUA).

COMENTÁRIOS dos leitores