Cazuza ganha homenagem do Google em seu 58º aniversário

Cantor e compositor carioca faria 58 anos se estivesse vivo

por Nathália Guimarães seg, 04/04/2016 - 15:33
Reprodução Artista Helene Leroux esboçou o roqueiro no palco com sua icônica e sempre presente bandana Reprodução

O Google homenageou, nesta segunda-feira (4), o 58º aniversário do cantor Cazuza com um doodle em sua página inicial. A carreira de Cazuza foi curta, mas deixou um vasto legado. Em oito anos, em grupo e solo, mais de 120 músicas foram gravadas. Em 7 de julho de 1990, ele não resistiu às complicações de saúde decorrentes do vírus HIV.

Para honrar a carreira musical do cantor, o artista Helene Leroux esboçou o roqueiro no palco com sua icônica e sempre presente bandana. Como tantos músicos grandiosos do rock, Agenor Miranda Araújo Neto, nome completo do cantor, começou sua carreira sacudindo as paredes das garagens de sua vizinhança.

Nativo do Rio de Janeiro, ele despontou como vocalista do Barão Vermelho. Depois de quatro anos com a banda, Cazuza embarcou em carreira solo de enorme sucesso. Em 1988, a saúde de Cazuza piorou e, em 1989, ele anunciou que estava vivendo com o vírus HIV.

Ele continuou a compor e performar apesar da doença. Através da sua voz, Cazuza ajudou a aliviar os estigmas que cercam as comunidades LGBT e de soropositivos no Brasil. Quando ele morreu, em julho de 1990, milhares foram às ruas do Rio de Janeiro em seu cortejo fúnebre.

COMENTÁRIOS dos leitores