Facebook constrói dossiê de usuários; saiba como acessá-lo
Ferramenta mapeia preferências e gostos do internauta a fim de proporcionar perfis de interesse para anunciantes que desejam usar o espaço para ofertar produtos
Pensou que suas postagens e interações passariam despercebidas pelo Facebook? Está muito enganado. Cada passo dado pelo usuário dentro da rede social é captado pelos algoritmos da ferramenta, baseados em Inteligência Artificial. Mas para quê servem essas informações? Aquelas indicações de produtos, amigos ou festas que são apresentadas enquanto se navega pelo programa não são por acaso.
As suas ações dentro do Facebook são lidas e armazenadas em um dossiê personalizado para cada usuário. Cada integrante da rede social possui um dossiê próprio, no entanto esses dados podem ter destino, até certo ponto, invasivo. Afinal, essas informações são fornecidas para anunciantes interessados em chamar a atenção dos usuários.
Apesar de parecer invasor, há um lado positivo nisso tudo. A facilidade com que os produtos desejados cheguem ao usuário com o mínimo de esforço, como se o sistema lesse seu pensamento. E para dar uma mãozinha a mais a esses algoritmos, os próprios internautas podem acessar seu dossiê, observá-lo e até editá-lo através do endereço facebook.com/ads/preferences.
Nesta página é possível ver a distribuição por categorias como Notícias e entretenimento; Negócios e indústria, Alimentos e bebidas; Estilo de vida e cultura; Viagens, locais e eventos; entre outros detalhes. Nestas abas estarão definições do que o Facebook compreendeu e construiu sobre você.
Para alterar o dossiê, o usuário precisa clicar em um dos interesses relacionados nas abas e clicar no X para exclui. Não é possível adicionar manualmente as preferências.