Parente distante do WhatsApp, ICQ completa 20 anos

Internet comemora duas décadas do mensageiro nesta quarta-feira (16)

por Nathália Guimarães qua, 16/11/2016 - 13:40
Reprodução ICQ foi lançado em 1996 por um grupo de estudantes israelenses Reprodução

Nesta quarta-feira (16), a internet comemora os 20 anos do lançamento de um dos aplicativos de bate-papo mais lembrados – o ICQ. Criado por estudantes israelenses em novembro de 1996, o serviço funcionava no Windows 95 e Windows 3.1, além de Macs com OS 7. Engana-se, no entanto, quem acha que a ferramenta foi extinto.

O ICQ ainda existe para as plataformas Android, iOS, Windows, Mac OS X e Linux. Em 2016, o serviço de bate-papo foi atualizado com novos recursos e capacidades. Atualmente, todas as conversas da plataforma são criptografadas de ponta-a-ponta.

Recentemente, o mensageiro ganhou uma função que transforma fala em texto usando inteligência artificial e até videochamadas – que chegaram nesta semana ao WhatsApp. "Esperamos que após outros 20 anos juntos nós tenhamos coisas ainda mais fantásticas para lembrar", disse Dimitry Photo, porta-voz do aplicativo.

Para quem não lembra, o mundo do bate-papo online era mais simples na época do lançamento do ICQ. O aplicativo não era criptografado, e a cada usuário era atribuído um número de seis dígitos.

Era possível enviar uma mensagem a qualquer pessoa. Para isso, bastava adicionar o amigo através do número na lista de contatos. Com a concorrência de programas como o AOL Instant Messenger e o MSN Messenger, porém, pouco a pouco o ICQ foi perdendo relevância.

COMENTÁRIOS dos leitores