Robô repórter tem seu primeiro artigo publicado na China

Matéria, publicada no jornal Southern Metropolis Daily, foi escrita em apenas um segundo

por Nathália Guimarães seg, 23/01/2017 - 11:39
AFP Photo/John Thys Robôs não conseguem conduzir entrevistas ou rebater argumentos de um entrevistado AFP Photo/John Thys

Um robô fez sua estreia em um jornal chinês com um artigo de 300 caracteres escrito em apenas um segundo, dizem os cientistas. A matéria, publicada no noticiário Southern Metropolis Daily, com sede em Guangzhou, é focada em dicas sobre um festival de primavera local.

O robô Xiao Nan levou apenas um segundo para terminar de escrever o artigo, e é capaz de redigir contos e relatórios mais longos, de acordo o professor da Universidade de Pequim, que lidera a equipe estudando e desenvolvendo essa tecnologia, Wan Xiaojun.

"Quando comparado com os repórteres da equipe, Xiao Nan tem uma capacidade de análise de dados mais forte e é mais rápido em escrever histórias", disse ele. "Mas isso não significa que os robôs inteligentes em breve serão capazes de substituir completamente os repórteres", disse Xiaojun, citado pelo jornal China Daily.

No momento, os robôs não conseguem conduzir entrevistas, rebater argumentos de um entrevistado ou selecionar um ângulo em uma reportagem baseado em informações, disse o pesquisador. "Mas os robôs serão capazes de atuar como um suplemento, ajudando jornais e meios de comunicação relacionados, bem como editores e repórteres", opina.

LeiaJá também

--> Europa discute se robôs devem ter direitos e deveres

--> Robô toma lugar de 34 funcionários em empresa japonesa

--> Fábrica dos iPhones já troca humanos por robôs na China

--> Mulher se diz apaixonada por robô e planeja casamento

COMENTÁRIOS dos leitores