San Francisco tem primeiras refeições entregues por robôs
As máquinas rolam sobre as calçadas e atravessam as ruas na mesma velocidade que um humano a pé, identificando o caminho graças a lasers, câmeras e outros sensores
San Francisco, na Califórnia, se tornou nesta quarta-feira a primeira cidade onde é possível degustar refeições entregues por robôs, graças ao trabalho da start-up Marble, que acredita que este tipo de serviço crescerá no mundo todo.
A Marble se associou com o aplicativo de delivery de comida Yelp Eat24 para que seus robôs entreguem pedidos locais de restaurantes nos bairros de Mission e Portero Hill, nesta cidade da costa oeste dos Estados Unidos.
"Algumas noites, você pode receber uma mensagem enquanto faz seu pedido no Yelp Eat24, te perguntando se deseja receber seu pedido com um robô", explicou à AFP Matthew Delaney, cofundador da Marble.
Os pratos pedidos são colocados dentro dos robôs, que podem transportar o equivalente a quatro sacolas de supermercado.
As máquinas rolam sobre as calçadas e atravessam as ruas na mesma velocidade que um humano a pé, identificando o caminho graças a lasers, câmeras e outros sensores. A tecnologia utilizada é a mesma dos veículos autônomos.
Os robôs da Marble foram criados para circular sozinhos, mas no início contarão com uma escolta humana em seus deslocamentos. Também estarão conectados a operadores que, a partir dos escritórios da empresa, poderão intervir a qualquer momento em caso de problemas.
Quando os robôs de entrega chegam ao seu destino, o cliente recebe um SMS com um código para digitar no teclado da máquina que desbloqueará o compartimento onde está o pedido.
"Nosso objetivo a longo prazo é reduzir os custos e garantir que isto seja útil em todas as cidades do mundo", disse Delaney, sem especificar quanto custavam seus robôs.
A Marble, fundada em 2015, anunciou na quarta-feira que recebeu quatro milhões de dólares para continuar desenvolvendo sua frota de robôs.