Nova York vai autorizar testes com veículos autônomos

Testes não poderão ser feitos em áreas escolares ou de construção

por Nathália Guimarães qui, 11/05/2017 - 16:01
Divulgação Waymo, do Google, já esta a tecnologia em ruas da Califórnia Divulgação

Em breve, as empresas de veículos autônomos, aqueles que dispensam motoristas, poderão testar seus modelos nas ruas de Nova York (EUA). O estado americano anunciou, nesta quinta-feira (11), que vai começar a aceitar pedidos de grupos interessados em operar com estes carros em estradas públicas.

"Com esta ação, estamos tomando uma abordagem cuidadosa e equilibrada para incorporar veículos autônomos em nossas estradas para reduzir hábitos de condução perigosos, diminuir o número de acidentes e salvar vidas nas estradas de Nova York", disse o governador Andrew Cuomo, em um comunicado.

Nova York junta-se aos estados da Califórnia, Nevada e Arizona na lista de locais onde os veículos autônomos possuem permissão para operar em estradas públicas. O período de teste atual expira em 1 de abril de 2018, mas pode ser prorrogado, se o orçamento estadual o permitir.

O anúncio diz que um condutor licenciado terá que estar presente no assento do motorista sempre que o carro estiver em alguma rodovia pública, e que o veículo deve cumprir com a normas de segurança federais e as regras de inspeção estadual de Nova York. Adicionalmente, cada um deles deve ser coberto por uma apólice de seguro de US$ 5 milhões.

Os testes não poderão ser feitos em áreas escolares ou de construção e deverão percorrer uma rota pré-definida em acordo prévio com o governo. A cidade de Nova York está instalando semáforos especiais, que podem se comunicar com os veículos, em Manhattan e parte do Brooklyn.

COMENTÁRIOS dos leitores