Após revolucionar a música, formato MP3 está perto do fim

Entidade alemã que criou o formato de áudio anunciou que deixará de apostar na tecnologia

por Nathália Guimarães qua, 17/05/2017 - 14:29
Wikimedia Commons Desenvolvimento de MP3 começou no final dos anos 80 Wikimedia Commons

A entidade alemã que criou o formato MP3 anunciou que deixará de apostar na tecnologia. O Instituto Fraunhofer informou que suas patentes sobre o padrão de áudio expiraram no último dia 23 de abril e que a partir de então ele se tornou obsoleto - após duas décadas de uso.

"Agradecemos a todos os licenciados pela boa cooperação ao longo das últimas duas décadas. Eles ajudaram a tornar o MP3 no padrão, de fato, mundial para codificação de áudio", informou o Instituto Fraunhofer, em comunicado.

O desenvolvimento de MP3 começou no final dos anos 80. Embora atualmente existam codecs de áudio mais eficientes e com recursos avançados disponíveis, o formato ainda é muito popular entre os consumidores.

No entanto, a maioria dos serviços de mídia de última geração estão usando agora formatos mais avançados como o Advanced Audio Coding (AAC) ou Free Lossless Audio Codec (FLAC), tecnologias que permitem uma menor perda de qualidade de áudio durante a reprodução.

Até mesmo o iTunes, que uma vez tornou o MP3 acessível às massas, prefere o formato AAC desde 2013. Estes arquivos têm cerca de um quarto do tamanho dos MP3, com a mesma qualidade. Agora, a tendência é que, ao longos dos próximos anos, o popular codec caia em desuso.

LeiaJá também

--> Aplicativo da Netflix será bloqueado em alguns smartphones

COMENTÁRIOS dos leitores