Brecha deixa hackers te espionarem pela câmera do iPhone
Hackers podem fazer uso dessa brecha para fotografar e até mesmo filmar o usuário silenciosamente
Uma brecha descoberta recentemente no iOS 11, sistema do iPhone, pode permitir que hackers vigiem os usuários sem que eles percebam. Segundo o desenvolvedor do Google Felix Krause, que divulgou a falha em um post de blog, o problema está na permissão de acesso à câmera solicitada por alguns apps.
De acordo com o desenvolvedor, os aplicativos do iOS só precisam pedir acesso à câmera do iPhone uma vez. Depois disso, estes softwares garantem passe livre ao recurso a qualquer momento enquanto estiverem ativos. Hackers podem então fazer uso dessa brecha para fotografar e até mesmo filmar o usuário silenciosamente.
"Os usuários de iOS frequentemente concedem acesso de câmera a um aplicativo logo após o download (por exemplo, para adicionar uma imagem de perfil ou enviar uma foto). Esses aplicativos podem rastrear facilmente o rosto dos usuários, tirar fotos ou transmitir em tempo real a câmera frontal e traseira, sem o seu consentimento", informou.
O problema, segundo o desenvolvedor, é particularmente crítico, porque muitos aplicativos solicitam autorização para funções banais e, com isso, ganham acesso livre à câmera do smartphone. Atualmente, ainda não se sabe quais apps podem se beneficiar com este comportamento do iOS 11.
Mas o desenvolvedor sugere algumas soluções. A primeira é colocar uma fita adesiva na câmera do smartphone quanto ela não estiver sendo usada, afastando assim possíveis olhares curiosos. A segunda é que a Apple passe a ligar uma luz de LED sempre que a câmera do celular estiver funcionando.
LeiaJá também