Cabo submarino rompe e deixa país sem internet por 2 dias
Problema afetou pelo menos menos dez países
O rompimento de um cabo submarino deixou grande parte da África Ocidental sem acesso à internet. Segundo informa o site The Verge, o problema ocorreu na costa da Mauritânia, resultando em quedas significativas de conectividade para pelo menos dez países vizinhos. A própria Mauritânia ficou offline por quase 48 horas. O caso ocorreu no último dia 30 de março.
Outros países que possuíam conexões terrestres por cabo e satélite conseguiram contornar o problema, mas ainda assim os usuários sofreram problemas para se conectar na maior parte do tempo. Não está claro o que causou a ruptura da infraestrutura. Seis países confiam inteiramente nela para oferecer internet - Serra Leoa, Mauritânia, Libéria, Guiné-Bissau, Guiné e Gâmbia.
Nos últimos anos, ocorreram vários incidentes envolvendo cortes de cabos submarinos que causaram grandes interrupções na internet. O problema é causado principalmente pelas âncoras dos navios. Em 2013, o Egito prendeu três mergulhadores acusados de tentar cortar um grande cabo perto da cidade de Alexandria.
LeiaJá também
--> Facebook está avisando usuários que tiveram dados vazados