iPhone vai compartilhar sua localização com a polícia

Recurso deve permitir que a polícia ou os bombeiros encontrem as pessoas em apuros mais facilmente

por Nathália Guimarães seg, 18/06/2018 - 11:12
Reprodução Apple diz que 80% das chamadas de emergência são originadas de dispositivos móveis Reprodução

A nova atualização de software da Apple vai compartilhar a localização dos usuários com os serviços de emergência. O recurso, que será lançado junto com o iOS 12 em setembro, deve permitir que a polícia ou os bombeiros encontrem as pessoas em apuros mais facilmente.

A Apple diz que 80% das chamadas de emergência são originadas de dispositivos móveis, como os iPhones. Mas grande parte da infraestrutura usada para responder essas ligações é baseada em linhas fixas - o que dificulta que os atendentes encontrem as pessoas que precisam de ajuda.

Os celulares, porém, possuem o recurso de localização, que indica com precisão onde um indivíduo se encontra em tempo real. Ao integrar os iPhones ao software usado para despachar os serviços de emergência, a nova tecnologia deve permitir que as pessoas sejam encontradas imediatamente.

A novidade se baseia na tecnologia lançada em 2015, chamada HELO. Isso permite que os telefones calculem sua própria localização, usando uma combinação de informações enviadas por torres de dados, Wi-Fi e GPS.

"Quando cada momento conta, essas ferramentas ajudarão os socorristas a alcançar nossos clientes quando eles mais precisarem de assistência", disse o CEO da Apple, Tim Cook.

A empresa ressaltou que os dados de localização só serão compartilhados durante chamadas de emergência, e que apenas as autoridades poderão ver esses dados.

LeiaJá também

--> Apple bloqueará acesso da polícia aos iPhones

COMENTÁRIOS dos leitores