Na Copa, sites com jogos ao vivo podem roubar seus dados

Especialistas em segurança cibernética alertam que muitos sites de streaming representam um perigo para os fãs de futebol

por Nathália Guimarães qua, 04/07/2018 - 12:27
Fabrice COFFRINI/AFP Fabrice COFFRINI/AFP

Apenas 8 seleções permanecem na Copa do Mundo de 2018, com a partida entre Brasil e Bélgica, marcada para esta sexta-feira (6), pronta para reduzir ainda mais esse número. Mas quem pretende assistir a uma partida ao vivo do jogo online pode se colocar em risco e ser vítima de cibercriminosos.

Isso porque dezenas de sites de streaming ao vivo estão oferecendo links para assistir ao jogo decisivo, mas especialistas em segurança cibernética alertam que muitos deles, que geralmente são facilmente acessados ​​através de mecanismos de busca como o Google, representam um perigo para os visitantes.

Segundo o especialista da empresa de segurança cibernética Zscaler, Chris Hodson, os sites de streaming que prometem oferecer partidas do mundial da FIFA tornaram-se um negócio lucrativo para os cibercriminosos.

"Enquanto os fãs de esportes se preparam para assistir aos jogos de suas equipes favoritas, o aumento do interesse pelo torneio também vai atrair a atenção de criminosos que produziram várias maneiras de induzir os fãs a baixar códigos maliciosos e abrir mão de credenciais inadvertidamente", informou.

Essas credenciais de conta, alertou o especialista, são frequentemente usadas em vários sites, o que significa que criminosos cibernéticos podem faciltamente obter acesso aos serviços e-mail e contas bancárias dos usuários de uma só vez.

Os sites de streaming maliciosos são criados para parecerem legítimos e geralmente sobrepõem um vídeo com um anúncio que tem um botão falso de fechamento ou até de reprodução. Clicando no ícone, a vítima instala um malware em seu computador ou dispositivo.

Outra ameaça representada por sites de streaming ilegais é algo conhecido como cryptomining, em que os computadores das pessoas são usados ​​para secretamente minerar moedas como o bitcoin.

O diretor de tecnologias avançadas da empresa de segurança digital Fortinet, Steve Mulhearn, disse ao jornal britânico The Independent que os fãs que se arriscam a visitar esses sites devem seguir certas precauções para minimizar o perigo.

"Os cibercriminosos geralmente têm como alvo falhas e vulnerabilidades de navegadores e plugins desatualizados. É melhor ter seu software de segurança e navegador da web atualizados automaticamente para minimizar a exposição a ameaças conhecidas", explicou.

Na dúvida, é melhor não arriscar. Para isso, o LeiaJá selecionou cinco aplicativos para que os torcedores não percam nenhum detalhe do mundial da FIFA. Algumas das emissoras credenciadas exibem os jogos ao vivo, sem cobrar nada por isso. Confira a lista aqui.

LeiaJá também

--> Jogo entre Brasil e México bate recorde da Copa no Twitter

COMENTÁRIOS dos leitores