Aplicativo para espionar parceiro expôs nudes de usuários
Estudo descobriu que aplicativos de rastreamento feitos para famílias e casais podem ser facilmente ser interceptados por hackers
Os aplicativos que permitem que você compartilhe sua localização e atividade com alguém podem deixar seus dados e informações pessoais expostos, de acordo com uma descoberta recente do Fraunhofer Institute for Secure Information Technology, com sede em Darmstadt, na Alemanha.
Conforme relatado pela revista Forbes, o estudo descobriu que aplicativos de rastreamento feitos para famílias e casais para monitorar seus entes queridos podem ser facilmente ser interceptados e permitir que hackers espionem o usuário do telefone.
O relatório analisou 19 aplicativos de rastreamento para Android que foram baixados por milhões de usuários da Google Play. Um deles é o coreano Couple Vow, que permite que os casais compartilhem sua localização, seu histórico de chamadas e mensagens de texto.
Os pesquisadores descobriram que, com um método simples, os hackers podem ler dados não criptografados sem qualquer autenticação. Eles conseguiram levantar 1,7 milhão de senhas do Couple Vow e obter fotos de usuários. Em alguns casos, imagens com nudez.
Os desenvolvedores do Couple Vow não responderam a várias solicitações de comentários feitas pela Forbes. Outros aplicativos rastreadores com milhões de usuários também foram investigados e a maioria deles, inclusive o Couple Vow, segue disponível para download. O Google também não se posicionou sobre o caso.
LeiaJá também
--> Brasil é o país que mais recebe ataques phishing no mundo