Google presta homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga foi uma figuras mais importantes da história da música brasileira

por Nathália Guimarães qua, 17/10/2018 - 09:24
Reprodução Reprodução

O Google presta nesta quarta-feira (17) uma homenagem à compositora brasileira Francisca Edwiges Neves Gonzaga - notoriamente conhecida como Chiquinha Gonzaga. Ela ganhou uma ilustração especial posicionada acima da caixa de buscas da ferramenta, marcando a data em que completaria 171 anos.

Nascida no Rio de Janeiro em 1847, Chiquinha Gonzaga mostrou uma afinidade pela música desde a infância. Tocando piano aos 11 anos, estudou com o maestro Elias Álvares Lobo. Aos 16, casou-se com um com um empresário que não aceitava sua paixão e dedicação pela música.

Numa época em que as mulheres independentes enfrentavam grandes pressões sociais, Gonzaga sacrificou tudo para seguir suas ambições e se divorciou. Ela se tornaria mais tarde a primeira maestra feminina na América do Sul e uma das figuras mais importantes da história da música brasileira.

Para uma mulher, ganhar a vida como músico profissional no Brasil do século XIX era um feito inédito, mas Gonzaga persistiu, compondo 77 operetas e mais de 2 mil canções. "Atraente", publicada em 1881, é uma de suas composições mais amadas.

Em 17 de janeiro de 1885, Gonzaga fez sua estréia como maestra com a peça de Palhares Ribeiro, "A Corte na Roça". Apesar da popularidade de sua música, Gonzaga enfrentou resistência como uma mulher em um negócio dominado por homens.

Durante o final da década de 1880, Gonzaga deu seu apoio ao movimento abolicionista, vendendo suas partituras para levantar fundos, e pagou pela liberdade do escravo músico José Flauta. Sua popular marcha de carnaval de 1899, "Ó Abre Alas!", foi uma homenagem à liberdade.

LeiaJá também

--> Geógrafo Milton Santos ganha homenagem do Google

COMENTÁRIOS dos leitores