Refrigerador inteligente monitora quem assalta a geladeira

Lançado pela Samsung produto grava histórico de produtos e atividades

por Katarina Bandeira qua, 18/09/2019 - 12:23
Samsung/Divulgação Câmeras internas que enviam para o smartphone o que há dentro da geladeira, a posição dos alimentos e sua validade, entre outras coisas Samsung/Divulgação

 Samsung lançou um refrigerador que não precisa ser aberto para que você saiba quais alimentos estão dentro. E não é só possível saber quais os tipos de comida estão disponíveis, mas também data de validade de cada produto e - para aqueles que gostam de seguir uma rotina mais regrada - programar quais alimentos devem ser consumidos primeiro. 

Chamada de Family Hub, a geladeira possui um software, Tizen 4.0, que promete facilitar o dia a dia dos moradores da casa. Entre os recursos estão câmeras internas que enviam para o smartphone o que há dentro da geladeira, a posição dos alimentos e sua validade, entre outras informações.

Três câmeras na porta do refrigerador também registram a parte interna toda vez que alguém abre e fecha o refrigerador. A geladeira também vem com um display touchscreen de 21.5” polegadas com resolução Full HD, no qual é possível acessar o histórico das imagens e observar o que há no interior sem a necessidade de abrir a geladeira.Quase um equipamento para fiscalizar quem costuma assaltar a geladeira na madrugada ou abre o produto para se perder em pensamentos. O histórico de alterações fica disponível para saber quando houve qualquer mudança.

É possível usar a tela como um quadro de avisos digital, colocar notas, fotos e até rabiscar diretamente. A data de vencimento dos alimentos pode ser registrada para ajudar a saber o que é necessário consumir primeiro, evitando assim iogurtes esquecidos atrás outros alimentos, por exemplo. O recurso visa evitar desperdício e, ao perceber a falta de algum item costumeiro, pode adicioná-lo automaticamente à lista da próxima compra.

 A Family Hub conta com selo A do Inmetro, com um consumo de 65kw/h, alta capacidade com 582 litros e dez anos de garantia. As especificações do aparelho mostram que ele possui RAM de 2.5 GB, acesso ao Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e dois alto falantes da AKG com 5 Watts RMS. Pode reproduzir vídeos e músicas espelhados no celular e deve custar, pelo menos, R$ 25 mil. A geladeira chega ao mercado este mês, mas ainda não tem uma data definida.

COMENTÁRIOS dos leitores