Coronavírus: mais empresas de desistem de ir à MWC 2020

Intel e Vivo juntam-se às retiradas da Sony e Amazon do Mobile World Congress devido ao risco do novo coronavírus

por Katarina Bandeira ter, 11/02/2020 - 13:22
Júlio Gomes/LeiaJáImagens LG Eletronics desistiu de participar do evento no início de fevereiro Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A lista de empresas que estão cancelando sua presença no Mobile World Congress 2020 não para de crescer. Depois de gigantes como Sony, LG Eletronics, Amazon e Ericsson, mais duas grandes companhias de tecnologia resolveram dizer adeus ao evento. Intel, Vivo (fabricante, não a operadora) e NTT Docomo (operadora de telefonia japonesa), não devem fazer parte desta edição, marcada começar no dia 23 de fevereiro.

Mesmo que a feira esteja proibindo visitantes que estiveram recentemente na China, as companhias afirmam que preferem evitar a ida e assim garantir a saúde de seus clientes e funcionários. No começo de fevereiro LG, ZTE, Nvidia e Ericsson cancelaram vários eventos que aconteceriam no MWC em Barcelona, assim como a TCL, que também anunciou que não realizará uma conferência de imprensa na feira.

A maioria dos cancelamentos diz respeito aos encontros com a imprensa e grande anúncios, que levariam executivos de altos cargos dentro das gigantes. Porém, a maioria delas ainda deverá manter seus estandes na que é a maior feira mobile do ano. "A segurança e o bem-estar de todos os nossos funcionários e parceiros são a nossa principal prioridade, e nos retiramos do Mobile World Congress deste ano com muita cautela", disse um porta-voz da Intel em comunicado publicado pela Venturebeat.

Já a TCL disse, em comunicado, que tomou a decisão de cancelar seu evento de imprensa para a MWC. No entanto, enfatizou que "essa decisão não afeta outras atividades do MWC 2020 planejadas pela empresa e a TCL ainda anunciará seus mais recentes dispositivos móveis e os exibirá em seu estande".

Quem deixa de expor e participar

A Sony é uma das muitas que optou por sequer deixar seus produtos na MWC 2020. "A Sony tem monitorado de perto a situação em evolução após o novo surto de coronavírus, que foi declarado uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020", afirmou a empresa em comunicado divulgado em seu site na segunda-feira. “Como colocamos a maior importância à segurança e ao bem-estar de nossos clientes, parceiros, mídia e funcionários, tomamos a difícil decisão de deixar de expor e participar do MWC 2020 em Barcelona, ​​Espanha”. A companhia informou que fará seus anúncios on-line por meio do canal Xperia no YouTube este ano.

A resposta do evento

Sobre as crescentes desistências a GSM Association, que organiza a MWC, tentou tranquilizar os participantes divulgando uma declaração atualizada detalhando as medidas que está adotando contra a disseminação do coronavírus. De acordo com a declaração nenhum viajante da província de Hubei, na China, terá acesso ao evento, enquanto quem já visitou outras regiões da do país precisará provar que está fora da região há, pelo menos, 14 dias. A decisão pode complicar a entrada de empresas chinesas que também pretendiam participar do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores