Google encerra programa que oferecia Wi-Fi gratuito

Serviço Google Station funcionava em países como Índia, África do Sul, México, Brasil, entre outros

por Katarina Bandeira seg, 17/02/2020 - 16:46
Google/Divulgação Serviço chegou ao Brasil em junho de 2019 Google/Divulgação

O Google anunciou nesta segunda-feira (17), o fim do Google Station, serviço da empresa que oferecia Wi-Fi gratuito em mais de 5 mil locais em todo o mundo, inclusive no Brasil. O motivo do encerramento do programa, de acordo com a companhia, foi a dificuldade em ampliar e manter o negócio de forma sustentável.

"Nos últimos anos, porém, os desafios impostos por diversos requisitos técnicos nos diferentes países tornaram difícil a nossa missão de escalar e tornar o projeto sustentável, especialmente, para nossos parceiros. Além disso, o ecossistema evoluiu como um todo, oferecendo várias oportunidades de acesso com custos menores”, disse o comunicado da empresa.

Mal chegou e já vai indo

No Brasil, o Google Station chegou em junho de 2019, nos estados de São Paulo e Ceará. No sudeste, a companhia conseguiu colocar mais de 200 pontos em espaços públicos como os parques Ibirapuera e Chico Mendes, além de estações de trem da CPTM, Mercado Municipal, MASP e outros. A intenção da empresa era conectar milhões de brasileiros até o fim de 2020.

O Station será interrompido de maneira gradual, durante 2020. O Google garante que suporte as empresas brasileiras para formalizar um plano de transição do serviço e oferecendo suporte a eles e aos usuários até o fim do ano. Mas ele não era o único, serviço de internet gratuita oferecido por uma grande corporação. 

Em 2013, o Facebook fundou o projeto Internet.org e, em 2016, lançou o Express Wi-Fi Na Índia, depois que seu serviço de Internet anterior foi banido no país. No ano passado, a empresa de Mark Zuckerberg chegou a experimentar “drones de Internet” movidos a energia solar.

COMENTÁRIOS dos leitores